Nova plataforma de autopublicação promete operação a baixo custo
PublishNews, Redação, 15/03/2024
A plataforma EPublik se coloca como uma opção para autopublicação; com 3 meses de operação, a Epublik já tem 5 mil usuários

Guilherme Baracchini © Divulgação
Guilherme Baracchini © Divulgação
Publicar um livro no Brasil é um processo concorrido e caro. A partir da enorme demanda de pessoas de todo o país por publicar seus próprios livros e da dificuldade de encontrar um lugar em meio às editora, Guilherme Baracchini, de 27 anos, teve a ideia de criar a EPublik, plataforma digital para autopublicação. Entre os recursos oferecidos pela plataforma estão os modelos de livros e diagramação, banco de imagens licenciadas e layouts prontos para a criação da capa e até mesmo a transcrição de textos narrados através de áudios. Se a pessoa tiver uma ideia enquanto dirige, por exemplo, ela pode gravar um áudio na plataforma e a narrativa é transformada em texto automaticamente. Os usuários da EPublik têm acesso a comunidades literárias associadas à plataforma. Desta forma, é aberto um canal de comunicação entre os autores e pessoas e empresas ligadas ao mercado editorial atuantes na distribuição, venda e divulgação de livros.

Quem quiser escrever textos em outros idiomas, pode utilizar a plataforma multilínguas e se o texto for a quatro ou mais mãos, com co-autores, existe a possibilidade de escrita compartilhada. Outro recurso importante para manter a motivação e disciplina durante o processo é um roteiro com dicas de desenvolvimento dos textos, com a meta de palavras escritas por dia e recomendações técnicas para otimização da escrita diária.

“O interessante dessa plataforma é que ela é muito fácil de usar e o autor tem total autonomia de todas as etapas do processo de produção do livro dele, sem a necessidade de custos com profissionais e pagamento de royalties, por exemplo. Cada projeto de livro ou de qualquer conteúdo como apostilas ou manuais, custa apenas R$49.”

Guilherme é filho de Fernando e Milla Baracchini, donos da Editora Novo Conceito, e via de perto a quantidade de provas de livros que chegavam à editora para avaliação: “Nós recebíamos cerca de 600 manuscritos todo mês, para selecionar no máximo um para publicação. Existe uma demanda enorme de pessoas talentosas que querem escrever seu livro por inúmeras razões: comercial, para guardar memórias de família, para contar a história de uma empresa ou até mesmo por motivações acadêmicas e acabam frustradas pela falta de oportunidade”, explica.

Em 2018, recém graduado nos EUA, Guilherme teve a ideia de abrir espaço para a democratização da escrita com o objetivo, segundo ele, de facilitar esse processo exclusivo, burocrático, caro e demorado do modelo das editoras tradicionais. Para isso, idealizou uma plataforma que conseguisse reunir todo o processo de produção, desde a escrita até a escolha da capa, passando pela diagramação, de forma fácil, intuitiva, rápida e o que é melhor, a um baixíssimo custo. Eram os primeiros passos para a criação da EPublik.

Próximos passos e metas de mercado

Embora a plataforma tenha o objetivo de atender a toda e qualquer pessoa que queira escrever um livro, Guilherme tem um foco importante no mercado acadêmico: “Cerca de 1,2 milhão de pessoas se formam por ano nas faculdades brasileiras, em toda as carreiras. Todos eles precisam fazer o projeto final do curso e publicar suas monografias. A EPublik é uma facilitadora imensa para esse tipo de publicação, que oferece recursos para agilizar e otimizar o processo de escrita durante o curso. Nosso próximo passo é criar uma parceria com todas as faculdades do país, implantando a plataforma personalizada com as determinações de cada universidade e acompanhamento em tempo real dos orientadores neste mesmo canal, fazendo as observações e correções na própria plataforma”, explica Baracchini.

Com apenas 3 meses de operação, a Epublik já tem 5 mil usuários. As metas para o futuro incluem chegar a 50 mil publicações até o final de 2024 e em seguida, através das plataformas multilinguas, chegar a países como Estados Unidos, China e India.

[15/03/2024 11:00:00]