Jeferson Tenório participa de encontros com leitores em São Paulo e Belo Horizonte
PublishNews, Redação, 11/03/2024
Autor de 'O avesso da pele' tem sido alvo de ataques e tentativas de censura em diversos estados

Jeferson Tenório © Carlos Macedo
Jeferson Tenório © Carlos Macedo
O escritor Jeferson Tenório participa nesta segunda-feira (11), em São Paulo, de um encontro com leitores para celebrar seu livro, O avesso da pele (Companhia das Letras), alvo de ataques e tentativas de censura por parte de governos estaduais. O encontro ocorre na Livraria da Travessa Pinheiros (R. dos Pinheiros, 513 - Pinheiros, São Paulo - SP), às 19h.

"Este encontro na livraria é uma forma de repudiar qualquer tentativa de impor uma visão única e limitada sobre a realidade, seja por meio da censura de livros ou pela restrição de temáticas no ambiente escolar, e de reafirmar nosso compromisso com a liberdade de expressão e o respeito à diversidade", diz um post da editora nas redes sociais.

O escritor também vai abrir a temporada 2024 do Sempre um Papo no debate "O avesso da censura: o papel da literatura em ambientes conservadores", no dia 14 de março, quinta-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21– Belo Horizonte / MG), com entrada gratuita, mediante lotação do espaço.

Segundo a organização, p encontro tem a marca da defesa da liberdade de expressão na criação literária e o expresso apoio das forças democráticas ao escritor, que teve o seu livro censurado e até recolhido em alguns estados brasileiros, como Rio Grande do Sul e Goiás. Mesmo tendo sido aprovado e distribuído para todo o País por ter sido selecionado Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação.

Na ocasião, o fundador e presidente do Sempre Um Papo, Afonso Borges, fará um desagravo de apoio a Jeferson Tenório e à obra. Além disso, o evento promoverá uma leitura de trechos do livro feita por voluntários, e será transmitida ao vivo no YouTube do projeto.

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutor em Teoria Literária pela PUC-RS. Foi colunista do jornal Zero Hora e Uol/Folha de S. Paulo até abril de 2023. Foi professor visitante de literatura na Brown University, EUA. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor de Estela sem Deus (2018) e O avesso da pele (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslovaquia, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos.

[11/03/2024 10:00:00]