Apanhadão: o caso de censura do livro 'O avesso da pele'
PublishNews, Redação, 04/03/2024
Obra de Jeferson Tenório teve censura suspensa no Rio Grande do Sul; funcionário chegou a mandar que os exemplares do livro fossem recolhidos das escolas

Capa de 'O avesso da pele' © Companhia das Letras
Capa de 'O avesso da pele' © Companhia das Letras
Vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, o livro O avesso da pele (Companhia das Letras) foi alvo de censura no Rio Grande do Sul. A diretora de uma escola no município de Santa Cruz do Sul fez um vídeo criticando o vocabulário "de baixo calão" da obra. Além da repercussão do vídeo, um funcionário da 6ª Coordenadoria Regional de Educação chegou a mandar que os exemplares do livro fossem recolhidos das escolas, mas em nota, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul disse que não orientou para que o livro fosse retirado. O livro foi selecionado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Nas redes sociais, Jeferson Tenório e a editora Companhia das Letras, fizeram uma postagem contra o movimento de censura promovido pela diretora:

Na Zero Hora, um artigo da colunista Juliana Bublitz se coloca contra a tentativa de censura. No UOL, Jamil Chade noticiou que pelo menos 250 artistas e escritores saíram em defesa do autor.

A Folha de S. Paulo publicou nesta segunda-feira uma entrevista com o autor Achille Mbembe, que está em São Paulo para participar da MiT.

O Nexo publicou uma matéria sobre familiares que denunciaram a proibição da entrada de livros de literatura nos presídios em Minas Gerais. Não há nenhuma lei que respalde o veto à entrada de livros nas prisões. E foi lá também, na seção Favoritos, que a escritora e psicanalista Eliane Marques indicou 5 livros escritos por mulheres que transcendem universos.

A revista IstoÉ publicou uma coluna em que discute qual dos formatos de livros, impresso ou digital, é melhor para o planeta.

No Tangerina, do UOL, um texto falando sobre Duna 2, nova adaptação da obra de Frank Herbert, que estreou nos cinemas brasileiros na última quinta (29).

No Estadão, uma reportagem sobre o livro de memórias do jogador Zico. Obra O efeito Zico - como obter índice de rejeição zero na sua profissão (Planeta) também aborda a inserção do jogador no mundo dos negócios.

A revista CASACOR publicou um texto sobre livro que mostra as transformações arquitetônicas históricas de São Paulo.

[04/03/2024 10:10:00]