Andrey Jandson da Silva e Zulmira Correia vencem o Prêmio Tato Literário
PublishNews, Redação, 03/01/2024
Vencedor de cada categoria terá R$ 21 mil em prêmios e a edição e publicação do livro pelo selo independente Tato Literário

Em dezembro, foram anunciados os vencedores do Tato Literário - 1º Prêmio com.tato de Literatura Independente, premiação que tem como objetivo viabilizar a publicação e distribuição de obras inéditas de autores e autoras independentes. A obra vencedora de cada categoria será contemplada com cerca de R$ 21 mil em prêmios, como a edição e publicação do livro pelo selo independente Tato Literário. Cada vencedor também receberá 50 exemplares dos livros para venda ou distribuição própria. Haverá um evento de lançamento presencial nas cidades de cada um dos selecionados. Os vencedores também ganharão uma bolsa de 100% para qualquer curso livre do Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe). Na categoria Conto, a obra selecionada foi Beija-flor de concreto, do autor Andrey Jandson da Silva. Já na categoria Poesia, Sem ponto, sem vírgula, de Zulmira Correia foi a obra vencedora.

Andrey é escritor e diretor piauiense. Desde criança se encanta pela escrita e seu poder de exprimir nossas percepções na narrativa. Formado em Teatro pela UFPA, se aventura por diversos campos como a direção, dramaturgia, atuação e composição musical. A escolha foi realizada pelo júri composto por Monique Malcher, escritora, artista plástica e autora de Flor de gume (Jandaíra), ganhador do Prêmio Jabuti 2021 na categoria contos. E Wesley Barbosa, que é natural de Itapecerica da Serra, São Paulo, e autor dos livros O diabo na mesa dos fundos (Selo Povo), Parágrafos Fúnebres (Ficções), Relato de um desgraçado sem endereço fixo (Ficções) e O rebento do ódio (Revista piauí). Viela ensanguentada, seu romance de estreia, foi publicado em 2022.

Já na categoria Poesia, Sem ponto, sem vírgula, de Zulmira Correia foi a obra vencedora. Zulmira é escritora, artista interdisciplinar, designer, pesquisadora e produtora cultural. Suas práticas artísticas e literárias baseiam-se em referências autobiográficas, destacando as relações afetivas, ritualísticas, ancestrais e de memória nas obras. Zulmira também foi vencedora do V Prêmio Cepe Nacional de Literatura, da Companhia Editora de Pernambuco, na categoria poesia, com o livro de estreia As cartas de Maria, sendo a autora mais jovem e única nordestina a levar o prêmio na edição, em 2020.

Os responsáveis pela escolha foram Alex Zani, editor-chefe do portal Fazia Poesia e editor e produtor editorial do NADAStudio Criativo. E Thaís Campolina escritora e crítica literária mineira, autora do livro de poemas eu investigo qualquer coisa sem registro (Crivo Editorial, 2021, selecionado pelo Prêmio Poesia InCrível 2021). Pós-graduada em Escrita e Criação, mediadora do Leia Mulheres Divinópolis e criadora do clube de leitura online Cidade Solitária.

"Além disso, a nossa equipe fará toda a estratégia de comunicação das obras nas redes sociais e junto à imprensa, por um período de três meses. Sabemos que muitos autores conseguem publicar seus livros, mas enfrentam muitas dificuldades com esse processo de divulgação. Assim como fazemos com os nossos assessorados, queremos que os vencedores do Tato Literário alcancem um público maior de leitores", afirma Marcela Güther, jornalista e sócia da empresa, atualmente responsável pela coordenação do serviço de assessoria de imprensa.

A leitura crítica do livro vencedor da categoria Conto será realizada pela escritora Dia Nobre, ganhadora do Prêmio Capes de Teses e autora de dois livros de não-ficção e do livro de contos No útero não existe gravidade (Penalux). Já na categoria Poesia, a leitura crítica será feita pela escritora Carla Guerson, autora dos livros O som do tapa (Patuá) e Fogo de Palha (Pedregulho).

Pensando na distribuição e circulação das obras, o clube de leitura Cidade Solitária incluiu em seu calendário de 2024 o livro selecionado de Conto. O livro de Poesia fará parte do calendário do ano do grupo Casa de Poetas.

[03/01/2024 10:00:00]