Apanhadão: os destaques literários do ano começam a aparecer nos jornais
PublishNews, Redação, 18/12/2023
Entre outras notícias, a coluna Painel das Letras, da Folha,​ deu mais detalhes sobre a Seiva, nova empreitada do editor Daniel Lameira

Jornais começam a fazer as retrospectivas de 2023, incluindo o mercado editorial
Jornais começam a fazer as retrospectivas de 2023, incluindo o mercado editorial
O Globo fez uma lista com os destaques literários do ano, ressaltando a diversidade de autorias dos novos lançamentos em 2023, a transformação do gênero autoficção entre nós e as diversas reflexões sobre junho de 2013, 10 anos depois. O jornal também entrevistou Evanildo Bechara – "astro pop" da linguística – e resenhou o livro de Shehan Karunatilaka, As sete luas de Maali Almeida (Record), traduzido por Adriano Scandolara e que vem dando o que falar.

No Estadão, a jornalista Maria Fernanda Rodrigues comentou em sua coluna o livro Castelos de areia (Ôzé), de Márcia Leite e Odilon Moraes. O jornal ainda entrevistou o historiador Niall Ferguson, que lançou uma biografia sobre Henry Kissinger, e publicou uma tradução do The Washington Post, sobre a história dos livros em épocas de conflitos.

A Folha destacou na última sexta (15) a morte do filósofo político, professor e pesquisador italiano Antonio Negri, líder do movimento de esquerda Autonomia Operaria, atuante na Itália durante a década de 1970. O jornal publicou um ensaio sobre a literatura da escritora uruguaia Marosa di Giorgio, que está sendo publicada no Brasil pela Carambaia, e a coluna Painel das Letras deu mais detalhes sobre a Seiva, nova empreitada do editor Daniel Lameira. A poeta e slammer Midria, cujo livro Desamada está sendo lançado pela Rosa dos Tempos, também foi perfilada na Folha.

No UOL, Rodrigo Casarin indica livros para o fim do ano, e no jornal O Povo, o colunista Paulo Linhares escreveu sobre os editores Roberto Calasso e Max Perkins. O Nexo repercutiu o Panorama do Consumo de Livros, pesquisa da Nielsen e da CBL, o Metrópoles noticiou mudanças na equipe de escolha do PNLD e o Correio Braziliense fez uma matéria sobre objetos encontrados em livros nos sebos de Brasília.

Tags: Apanhadão
[18/12/2023 10:50:00]