Missão do CreativeSP para a Feira do Livro de Frankfurt vai injetar R$ 16 milhões no setor cultural paulista
PublishNews, Redação, 12/12/2023
Valor representa mais da metade do orçamento do programa do Governo do Estado de São Paulo para os próximos cinco anos

Feira de Frankfurt | © Talita Facchini
Feira de Frankfurt | © Talita Facchini
A missão empresarial do Governo de São Paulo para a Feira do Livro de Frankfurt, realizada no último mês de outubro, na Alemanha, vai injetar R$ 16,6 milhões no setor cultural paulista, com a geração de 300 empregos, nos próximos meses, de acordo com o projeto. O valor já representa mais da metade do orçamento do programa CreativeSP, que organiza as missões, para os próximos cinco anos. Em média, cada real investido pelo poder público no projeto gera um retorno de R$ 60 em negócios no setor cultural.

O número leva em conta a projeção de negócios gerados graças à participação das dez empresas paulistas selecionadas para o evento: Boom Boom Boocks, AzuCo Publicações, SPVI BOOKS | Editora, Editora Mundaréu, Faro Editorial, Ciranda Cultural Editora e Distribuidora, Primavera Editorial, Afluente Art Editora, VR Editora e Instituto Mojo de Comunicação Intercultural.

Essa foi a 15ª missão do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com os objetivos promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o Estado, o projeto leva empresas paulistas para os principais eventos internacionais de setores como audiovisual, literatura, música, tecnologia, games e inovação.

Após o sucesso do primeiro ano do programa, quando a projeção de negócios passou de R$ 500 milhões, com a geração de mais de oito mil empregos, o Governo de São Paulo anunciou, em outubro, a prorrogação do CreativeSP por mais cinco anos, com um investimento de R$ 33 milhões. A expectativa é que a nova fase do programa movimente até R$ 2 bilhões.

O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Para 2024, já estão previstas sete missões:

  • Berlinale (Alemanha)
  • SXSW (EUA)
  • Games Developer Conference (EUA)
  • Festival de Cannes (França)
  • Gamescom (Alemanha)
  • Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)
  • Web Summit (Portugal)
[12/12/2023 08:00:00]