Feira de Guadalajara encerra sua 37ª edição com números recordes e 857 mil visitantes
PublishNews, Redação, 05/12/2023
Esta foi a primeira edição da feira internacional sem o seu presidente Raúl Padilla López

© Cortesía FIL Guadalajara / Nabil Quintero
© Cortesía FIL Guadalajara / Nabil Quintero

A 37ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara terminou no último domingo (3) e o balanço preliminar aponta que a primeira edição realizada sem Raúl Padilla López – presidente da feira que morreu em abril deste ano –, foi um sucesso.

Durante nove dias, os corredores da Expo Guadalajara receberam mais de 857 mil pessoas, um recorde de público. Ricardo Villanueva, reitor geral da Universidade de Guadalajara, disse que esta edição da Feira “foi um enorme desafio”, por ser a primeira sem Raúl. “A melhor homenagem que podíamos prestar era organizar a melhor FIL da história. Ao encerrar esta edição, podemos afirmar: o objetivo foi alcançado”, disse.

Por sua vez, Marisol Schulz Manaut, diretora geral da feira, destacou a presença de mais de 2 mil editoras, que permitiram ocupar a totalidade dos 43 mil metros quadrados da área expositiva da Expo Guadalajara, com representações de praticamente todos os países latino-americanos. “Mais uma vez ficou comprovado que a FIL Guadalajara é uma grande festa em que autores, editores, livreiros, bibliotecários, ilustradores e todos os atores do setor se misturam aos leitores e ao livro. O carácter festivo e o calor são algo que muitas pessoas nos têm mencionado. Essa alegria ficou evidente nos corredores, estandes e salões da feira”, destacou.

Schulz Manaut disse que este ano o programa da FIL foi composto por mais de 3 mil atividades, que incluíram 630 apresentações de livros e a presença de mais de 700 autores de 52 países.

Sobre as atividades para Profissionais, a feira contou com a participação de 17,4 mil profissionais da indústria do livro, que participaram em conferências e workshops de formação. A FIL Infantil atraiu 189.039 pessoas até o penúltimo dia de evento.

Nesta 37ª edição, a União Europeia foi a Convidada de Honra. “Com o seu programa, a delegação nos permitiu recordar, em muitos casos, mas também descobrir pela primeira vez, a riqueza, a vitalidade e a diversidade cultural da os 27 Estados-Membros, mais a Ucrânia, demonstrando que a língua não é uma barreira quando nos encontramos na linguagem comum da arte, do pensamento e da literatura”, comentou Marisol. Por fim, ela também agradeceu à Universidade de Guadalajara pelo apoio, ao Comitê Organizador pelo trabalho e, “sobretudo, os milhares de leitores que, como todos os anos, tomaram conta da Feira para transformá-la num festival em torno do livro”.

Gautier Mignot, embaixador da União Europeia no México, destacou que a participação como Convidado de Honra representou um esforço “fora do comum” que superou as expectativas. “Tem sido um esforço financeiro, claro, mas este não é o aspecto mais relevante. Preparamos a participação em tempo recorde de 18 meses. Coordenar o fantástico apoio dos 27 países membros mais a Ucrânia é 27 vezes mais complexo, mas o resultado é 27 vezes melhor”.

No total, 75 autores da União Europeia, mais a Ucrânia, participaram em 19 mesas, 130 atividades no seu pavilhão, 19 em áreas profissionais e 23 apresentações dos seus estados membros, bem como 14 espetáculos e duas peças de teatro, 30 exibições de filmes e nove concertos no Fórum FIL.

[05/12/2023 11:00:00]