Jeferson Tenório celebra literatura brasileira no 'Encontros com Autores' do Prêmio Jabuti 2023
PublishNews, Redação, 10/11/2023
Autor de 'O Avesso da Pele' se reúne com o público no próximo dia 16, no Theatro Municipal de São Paulo

A série de Encontros com Autores 2023, que faz parte das comemorações dos 65 anos do Prêmio Jabuti, promovendo a interação de grandes nomes da literatura nacional com o público em geral, terá Jeferson Tenório no próximo evento, dia 16 de novembro, no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo – São Paulo / SP). A mediação do Encontros com Tenório será feita por Raquel Cozer, jornalista e editora.

Nascido no Rio de Janeiro em 1977 e morando atualmente em Porto Alegre, Tenório ganhou o Prêmio Jabuti em Romance Literário de 2021 com O Avesso da Pele (Companhia das Letras), obra que teve seus direitos vendidos para países como Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslováquia, Suécia, China, Bélgica e EUA.

Doutor em Teoria Literária pela PUC-RS, Tenório foi colunista dos jornais Zero Hora e Uol/Folha de S. Paulo, além de professor visitante de Literatura na renomada Brown University, nos Estados Unidos. Sua obra literária inclui textos adaptados para o teatro e histórias traduzidas para inglês e espanhol. Ele também é autor do livro Estela sem Deus (Companhia das Letras).

A mediação do Encontros com Tenório será feita por Raquel Cozer, jornalista e editora com mais de 20 anos de experiência profissional. Cozer já atuou como repórter e colunista de literatura na Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, tendo recebido em 2015 o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de cultura em mídia impressa. Também foi editora-executiva nas editoras Planeta e Intrínseca, e diretora editorial na HarperCollins.

Iniciada em setembro de 2023, a série “Encontros com Autores” tem reunido renomados autores finalistas e ganhadores do Prêmio Jabuti, como Pedro Bandeira, Aline Bei, Itamar Vieira Junior e Luiza Romão. Nos encontros, os escritores tratam de temas ligados à Literatura, como criação e produção de obras nos diversos gêneros da ficção e não ficção. O próximo “Encontros”, ainda em novembro, terá a presença de Conceição Evaristo e mediação de Catita, “escrivinhadora” e professora.

Para encerrar o ciclo de debates, um encontro especial será feito com o autor premiado com o Livro do Ano de 2023, que será anunciado na 65ª edição do Prêmio Jabuti no dia 05 de dezembro. A conversa será mediada pelo curador do prêmio, Hubert Alquéres, e pela presidente da CBL, Sevani Matos.

[10/11/2023 09:00:00]