KKR completa a aquisição da Simon & Schuster
PublishNews, Redação, 07/11/2023
Em uma carta aos funcionários, CEO da editora destacou o fato de que a S&S deixa de ser parte de um conglomerado de mídia pela primeira vez desde 1975

Simon & Schuster foi vendida para a holding KKR | © S&S
Simon & Schuster foi vendida para a holding KKR | © S&S
A firma de investimentos KKR completou no fim de outubro a aquisição da editora Simon & Schuster, por US$ 1,62 bilhão. A empresa venceu o leilão realizado no início de agosto depois que a compra por parte da Penguin Random House foi bloqueada pelo governo americano em 2022. De acordo com o Publishers Weekly, poucos detalhes foram divulgados sobre como a S&S deve continuar operando, mas se sabe que continuam no cargo o CEO Jonathan Karp, e o COO e CFO Dennis Eulau.

Em uma carta aos funcionários, Karp destacou o fato de que a S&S deixa de ser parte de um conglomerado de mídia pela primeira vez desde 1975, quando foi comprada pela Gulf + Western. Agora, faz parte de um portfólio de empresas da KKR, que incluem, entre outras, a distribuidora digital OverDrive. Em dezembro de 2022, o portfólio da KKR tinha mais de 125 empresas com uma receita coletiva de aproxidamente US$ 290 bilhões.

Não há planos para transferir a editora do seu escritório em Nova York, no Rockefeller Center.

A carta do CEO indica ainda uma esperança de que a KKR providencie suporte e recursos necessários para o crescimento da editora em áreas como distribuição e expansão internacional. Os funcionários da editora também tem a chance agora de entrar em um programa de sociedade, que pode pagar bem no caso de uma venda futura, por exemplo. A KKR vendeu em 2023 a editora de audiobooks RBmedia, com o que a empresa aponta era uma receita que crescia dois dígitos por ano.

A própria Simon & Schuster aproveitou um crescimento consistente nos últimos anos, em parte estimulada pelas vendas de Colleen Hoover. Foram vendas e receitas recordes em 2022, e de acordo com os números da empresa, o crescimento no primeiro semestre de 2023 foi de 8% nas vendas.

[07/11/2023 08:40:00]