Balada Literária e Ria Livraria realizam a oficina A escrita da autoficção, com Clara Averbuck
PublishNews, Redação, 23/10/2023
Curso explora a possibilidade de usar a vida como matéria-prima para criar ficção

A Balada Literária e a Ria Livraria promovem a oficina A escrita da autoficção, com Clara Averbuck. São quatro encontros presenciais na Sala Julio Plaza, segundo andar da Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58, Sumarezinho, São Paulo / SP), às quintas-feiras, nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro, das 19h30 às 21h30. O valor do investimento é de R$ 450 (podendo parcelar em até 2x no cartão de crédito). Outras formas de pagamento: pix, boleto bancário e cartão de débito. As inscrições podem ser feitas pelo site da Balada Literária. A Ria Livraria fica localizada perto da estação de metrô Vila Madalena).

O curso explora a possibilidade de usar a vida como matéria-prima para criar ficção. É como se pudéssemos recriar situações como gostaríamos que tivessem sido, dobrar diferentes esquinas da existência usando a escrita como ferramenta através de exercícios criados especialmente para o curso. A produção é feita em aula, e depois os alunos leem em voz alta seus textos para os demais.

Como projeto final, o aluno ou a aluna redigirá um texto de autoficção para a publicação no seu blog ou rede social que preferir. Irá seguir a estrutura ensinada e escolher como ponto de partida para a temática um dos exercícios visto no curso. Usará elementos da vida como inspiração para a escrita ficcional – e ninguém precisa saber o que é verdade e o que é ficção.

Clara Averbuck é escritora e tem nove livros publicados. Nasceu em 1979 e foi uma das grandes revelações da geração 2000. Conhecida por usar a vida como matéria-prima de seu trabalho, Clara já teve a obra adaptada para cinema e teatro e foi publicada em Portugal, Inglaterra e toda a América Latina. Escreveu para inúmeros sites, revistas e jornais Brasil afora. Escreveu uma peça de teatro, é pole dancer e dá aulas de escrita desde 2015.

[23/10/2023 09:10:00]