Academia Mineira de Letras promove palestra sobre críticas de Platão à poesia
PublishNews, Redação, 23/10/2023
Gratuita, palestra aborda questões polêmicas no âmbito dos estudos platônicos e da história da crítica literária, a partir das restrições feitas à poesia pelo filósofo grego em sua clássica obra 'A República'

Nesta segunda (23), às 19h30, a Academia Mineira de Letras (AML) recebe, dentro do Ciclo Filosofia e Literatura, o professor doutor Guilherme Domingues da Motta para a palestra “Platão e a Poesia”. Nesta oportunidade, ele irá explorar questões como as restrições impostas à poesia por Platão no âmbito da educação proposta em seu diálogo “A República”. A palestra tem acessibilidade em Libras e entrada gratuita. O evento é na sede da Academia (Rua da Bahia, 1466 - Centro, Belo Horizonte / MG).

“A importância de discutir esse assunto hoje se dá não só pela necessidade de se lançar luz sobre uma questão polêmica no âmbito dos estudos platônicos e da história da crítica literária, mas também pela profundidade da análise de Platão sobre certos efeitos possíveis da recepção da poesia, os quais parecem dignos de exame e debate até os dias de hoje”, explica o professor.

Guilherme Domingues da Motta é graduado, mestre e doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor na Universidade Federal de Ouro Preto e tem sua pesquisa voltada para a obra de Platão. Possui diversas publicações sobre o tema em periódicos e coletâneas.

"São conhecidas as restrições impostas à poesia por Platão no âmbito da educação proposta em seu diálogo “A República. Desejo mostrar que essas restrições não chegam a constituir um ‘banimento da poesia’, como muitos supõem. Também desejo defender que essas restrições devem ser compreendidas no contexto em que são propostas, o que torna sua interpretação uma questão nada trivial”, completa.

A atividade integra o Ciclo Direito e Literatura e acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da Cemig.

[23/10/2023 09:10:00]