Frankfurtianas: a 'vacância' do hotel mais famoso da Feira de Frankfurt
PublishNews, Guilherme Sobota e Talita Facchini, 18/10/2023
The Hof, o bar do hotel mais célebre da Feira, tem cobrado valores pecuniários dos clientes para que eles realizem as reuniões nas mesas do local

The Hot, hotel ponto de encontro dos editores | © Talita Facchini
The Hot, hotel ponto de encontro dos editores | © Talita Facchini
O dia da abertura da Feira de Frankfurt, mesmo antes da inauguração oficial, foi movimentado! As discussões políticas, por ora, deram o tom do evento, mas uma coisa tem unido editores e agentes: corre à boca pequena que o The Hof, o bar do hotel mais célebre da Feira, tem cobrado valores pecuniários dos clientes para que eles realizem as reuniões nas mesas do local – e que esse seria o motivo da relativa vacância, digamos, do bar nos primeiros dias da semana. Fontes com experiência em Frankfurt dizem ter ouvido que o valor chega a 50 euros por hora. Já na segunda-feira à noite o hotel reunia estrelas globais do mundo editorial, como os amigos do PublishNews, Carlo Carrenho e Gustavo Faraon, da Dublinense, e Andrew Wylie, talvez o agente literário mais conhecido do globo em 2023.

*

Na entrevista coletiva e nos discursos de abertura da Feira, na terça-feira (17), um tema que foi citado de forma recorrente foi o "Kulturpass", programa do governo federal alemão que dá 200 euros para jovens adultos que completarem 18 anos, a serem gastos em produtos e eventos culturais. Livros, segundo a presidente da Associação Alemã de Editoras e Livrarias, Karin Schmidt-Friderichs, representam mais de 50% das escolhas dos jovens alemães, de longe em primeiro lugar na escala de compras com o passe. O programa foi criado como forma de incentivo cultural ao setor da economia criativa após a crise da pandemia.

*

Os espaços para sentar foram inspirados nos Canyons eslovenos | © Talita Facchini
Os espaços para sentar foram inspirados nos Canyons eslovenos | © Talita Facchini
A Eslovênia – país convidado de honra da feira este ano – inaugurou seu pavilhão na manhã de terça (17). O espaço foi pensado para criar uma "experiência memorável" para os visitantes. Focando na sustentabilidade, todos os móveis do pavilhão – criados por designers eslovenos – são reciclados ou foram construídos com materiais que possam ser reaproveitados. A atração principal do espaço, claro, são os livros, mas no pavilhão é possível encontrar espaços para conversar, ler, descansar e até tomar um cafezinho.

*

Para fechar a coluna de hoje novamente com uma nota social, circula nos grupos de zap uma planilha com as festas e happy hours da Feira de Frankfurt, e a agenda é concorrida entre hoje e sexta-feira (20), quando o evento praticamente termina para os profissionais. Ausência intolerável da planilha é a Caipirinha Hour, no dia 19, a partir das 16h30, no estande brasileiro.

Está na Feira de Frankfurt e notou algo fora do comum? Compartilhe com a gente! Escreva para o redacao@publishnews.com.br.

[18/10/2023 02:00:00]