Editora UEMG promove feira virtual com livros digitais gratuitos para comemorar seus 15 anos
PublishNews, Redação, 17/10/2023
Centenas de obras de acesso aberto de diversas editoras nacionais serão disponibilizadas gratuitamente

Em iniciativa inédita celebrando seus 15 anos de fundação, a Editora UEMG promove, de 18 a 31 de outubro, a 1ª Feira do livro de acesso aberto. Em formato virtual, a EdUEMG e outras 28 editoras de todo o país disponibilizarão gratuitamente seus livros digitais para download. A feira contará com mais de 500 obras selecionadas, das diversas áreas de conhecimento, reunidas em um hotsite exclusivo. O público também terá a oportunidade de acessar os catálogos completos de cada uma das editoras participantes.

A coordenadora da EdUEMG, Gabriella Noronha, explica que a iniciativa da feira alinha-se com a International Open Access Week (OAWeek), organizada pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC) e destinada a promover o compartilhamento de conhecimento. O tema da OAWeek deste ano é, justamente, a priorização do interesse comunitário acima do valor de comercialização. “Mesmo que as editoras produzam muitos livros digitais de acesso aberto, percebemos que a maioria das feiras ocorre presencialmente e tem foco na comercialização. A Feira Virtual busca dar mais visibilidade e democratizar o acesso a essas obras de qualidade", pontua a coordenadora.

A "1ª Feira do livro de acesso aberto" promovida pela EdUEMG conta com o apoio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e participação de editoras como Editus (Uesc), Editora da Unicamp, Editora Fiocruz e Editora da UFRGS, entre outras. Para conhecer e baixar as obras disponíveis na feira, basta acessar o hotsite. Os livros estão organizados por temáticas e editoras e contam com resumos destacados, facilitando a busca. Há, ainda, um blog com conteúdo sobre acesso aberto e comunicação científica.

Além da Feira, outras ações estão previstas ou ocorrendo em comemoração ao aniversário da Editora, como a realização de uma mesa-redonda sobre pesquisa científica, a criação de uma revista de divulgação científica e a produção de materiais sobre trajetória da EdUEMG. Mais informações sobre essas ações podem ser consultadas no blog especial dos 15 anos.

[18/10/2023 05:00:00]