Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio lança série documental sobre literatura catarinense
PublishNews, Redação, 16/10/2023
Em sete episódios, reportagens resgatam histórias, entrevistas e registros históricos sobre autores e autoras que nasceram ou escrevem a partir de Santa Catarina

Carol Passos e Stefani Ceolla são fundadoras do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio | © Rafaela Martins/Divulgação
Carol Passos e Stefani Ceolla são fundadoras do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio | © Rafaela Martins/Divulgação
Cruz e Sousa, Salim Miguel, Eglê Malheiros, Ieda Magri, Marcelo Labes e outros nomes que fazem parte da produção literária de Santa Catarina estão na série narrativa documental do Posfácio Podcast sobre literatura catarinense. O projeto é uma produção do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio, e os episódios vão ao ar nas plataformas no dia 20 de outubro. Para marcar o lançamento oficial, um encontro será realizado na Livraria Livros & Livros, que fica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, no dia 17, às 19h. Já no dia 21 de outubro, as idealizadoras do projeto, jornalistas Carol Passos e Stefani Ceolla, participarão de um bate-papo sobre a série na Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul. Os dois eventos são gratuitos.

A série de reportagens discute o que é literatura catarinense e quais são os principais nomes do passado e do presente. Foram entrevistadas autoras e autores, assim como especialistas e leitores. O clássico divide espaço com a literatura marginal, nomes consagrados dialogam com quem está começando.

O projeto é resultado de mais de seis meses de pesquisa. Stefani Ceolla, diretora de Produto, e Carol Passos, diretora de Novos Negócios e Parcerias do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio, entrevistaram especialistas e nomes importantes para a cultura catarinense, e reuniram uma série de arquivos e registros para complementar as histórias.

“A partir de conversas com pessoas fundamentais para o cenário literário local e da leitura de autores e autoras catarinenses, identificamos as histórias que precisavam ser contadas nessa temporada. Mas entendemos, também, que a literatura produzida aqui é muito rica e inclui muita gente, e que o assunto não se esgota nessa série”, explica Stefani Ceolla.

O projeto foi selecionado pelo programa Acelerando Negócios Digitais, iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ) em parceria com a Meta e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A série conta ainda com apoio das empresas catarinenses Trasso Design e Livros & Livros.

Sobre o Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio

O Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio é uma empresa criada por Carol Passos e Stefani Ceolla. Elas têm mais de 15 anos de experiência em Jornalismo, trabalham com reportagem, edição, produção de roteiro de podcast e estratégias de marketing e comunicação. Atuaram em alguns dos principais veículos de comunicação de Santa Catarina. E também estudam Literatura. Stefani está se formando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas (UFSC) e Carol é pós-graduada em Estudos Literários (Furb).

O hub nasceu a partir do Posfácio Podcast, que já tem quatro temporadas disponíveis em diferentes streamings e tem como foco a literatura. No programa, elas entrevistaram autoras e autores como Andrea Del Fuego, Jeferson Tenório, Jarid Arraes, Aline Bei, Paulo Scott, entre outros. Em 2023, o hub de jornalismo em áudio lançou o podcast Histórias Plurais. Nele, são contadas histórias de pessoas e situações relacionadas à diversidade, questões sociais e direitos humanos.

"Percebemos a necessidade de criar um novo produto de jornalismo em Santa Catarina e encontramos no podcast uma forma de nos conectarmos com as pessoas. O hub surge com a proposta de debater assuntos relevantes para o nosso Estado e dar espaço a novas vozes", explica Carol.

Serviço

Lançamento da série Literatura Catarinense do Posfácio Podcast
Site: posfaciohub.com/posfacio-podcast

Dia 17 de outubro, às 19h

Na Livros & Livros (Centro de Cultura e Eventos - UFSC - Rua Engenheiro Agrônomo Andrey Cristian Ferreira, s/n, Loja 4 - Trindade, Florianópolis)

Dia 21 de outubro, às 15h15min

Na Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul (Tenda no Teatro da SCAR - Rua Jorge Czerniewicz, 160).
Entrada Gratuita

Tags: Podcast
[16/10/2023 14:00:00]