A Casa Tombada homenageia Maurice Sendak com Ciclo de Estudos gratuito e online
PublishNews, Redação, 06/10/2023
Curso será realizado em parceria com a Companhia das Letrinhas, que passou a publicar a obra do escritor

Em parceria com a Companhia das Letrinhas, A Casa Tombada – Lugar de Arte, Cultura e Educação homenageia Maurice Sendak – autor da trilogia Onde vivem os monstros (1963), Na cozinha noturna (1970) e Lá fora logo ali (1981) – com a realização do "Ciclo de Estudos Maurice Sendak, seus terríveis rugidos e as crianças", nos dias 9, 10 e 11 de outubro, online e gratuito.

“Sendak é considerado referência no campo do livro ilustrado, da literatura e da educação, mas ele e sua trilogia são citados até em estudos de psicologia. O autor é um marco, é estudado e referenciado, tanto na forma quanto no conteúdo, ou seja: tanto no jeito de relacionar as palavras e as imagens, quanto nos temas que ele levava para as histórias”, comenta Cristiane Rogerio, curadora e mediadora do Ciclo, ao lado de Clara Gavilan.

Cristiane é coordenadora do curso de pós-graduação O Livro para a Infância: processos contemporâneos de criação, mediação e circulação. Clara Gavilan é, ao lado de Cristiane Rogerio, idealizadora e coordenadora do curso de pós-graduação Criação de livro ilustrado: repertórios e experimentações para produções autorais que será lançado em outubro, ambas pela A Casa Tombada/Faconnect.

“A ideia do Ciclo é fazer esse percurso desde os bastidores da edição dos seus livros no Brasil; estudar sua influência para os criadores do livro ilustrado, além das perspectivas de mediação, refletindo sobre as provocações que o autor sempre fazia em relação aos sentimentos das crianças: elas têm raiva, elas se sentem sozinhas. A partir da sua referência, surgem algumas reflexões: Como são os livros em sala de aula. Será que precisamos olhar para a imagem com mais tempo? Vamos estudar nesta perspectiva de cultivar boas relações da literatura com a escola”, adianta Cristiane.

A primeira edição de Onde vivem os monstros completa em 2023 60 anos. Os livros de Sendak estão de volta às estantes, desta vez pela Companhia das Letrinhas, que também lança o terceiro livro da trilogia: Outside over there (1981), Lá fora logo ali, que também virá pela tradução de Heloisa Jahn, falecida em 2022.

Serão 3 encontros mediados por Cristiane Rogerio e Clara Gavilan, online, via Zoom, realizados nos dias 09, 10 e 11 de outubro, das 9h30 às 11h30.

Confira a programação:

  • Encontro 1 - 09/10/2023 - Por que Maurice Sendak no Brasil: bastidores da primeira edição e da nova, narrados por quem viveu a história. Convidados: Gabriela Tonelli e Odilon Moraes
  • Encontro 2 – 10/10/2023 - Que legado o trabalho de Maurice Sendak deixa à produção de livro ilustrado no Brasil e no mundo? Autores e pesquisadores avaliam as marcas do autor e da trilogia. Convidados: Amma, Carolina Moreyra, Odilon Moraes e Rodrigo Andrade.
  • Encontro 3 – 11/10/2023 - Os desafios da mediação das obras Onde Vivem os Monstros, Na Cozinha Noturna e Lá Fora Logo Ali: a imaginação criativa e a função poética das histórias como meio de superação. Convidados: Débora Alves e Rafaela Deiab

Ciclo de Estudos Maurice Sendak, seus terríveis rugidos e as crianças

Data: 09, 10 e 11/10/2023 – Das 9h30 às 11h30
100% online e gratuito.
Inscrições: https://cursos.acasatombada.co...

[06/10/2023 10:50:00]