Filha de Carolina Maria de Jesus confirma presença na Festa Literária e Cultural de Itu
PublishNews, Redação, 19/09/2023
Vera Eunice de Jesus e Maria Nilda de Carvalho Mota debatem a ampliação da produção literária de autores e temáticas daqueles que estão à margem da sociedade

A 2ª edição da Festa Literária e Cultural de Itu (FLIC), que será de 22 a 24 de setembro, no Mercado Municipal (Rua Praça da Bandeira, 104 – Itu / SP), vai receber Vera Eunice de Jesus, filha da autora de Quarto de despejo (1960), Carolina Maria de Jesus – personalidade que será homenageada pelo evento. Ela e a pesquisadora Maria Nilda de Carvalho Mota estarão na abertura, no dia 22 de setembro às 18h, e participam da primeira mesa da Flic. A mediação fica por conta de Maria Teresa, uma das autoras do livro Carolinas.

Antes da participação de Vera Eunice e Maria Nilda, João Scortecci, editor proprietário da Scortecci Editora e Presidente da ABIGRAF Regional SP, fará uma homenagem a Carolina Maria de Jesus. Em seguida, o Grupo Rabo de Cutia realizará uma performance artística e, logo após, acontecerá a primeira mesa literária, com o tema “Carolinas: ontem e hoje".

Para conhecer mais sobre os participantes e a programação siga o @vempraflic no Instagram.

A escritora Carolina Maria de Jesus simboliza e ilustra a necessidade de discutirmos e ampliarmos a presença da literatura denominada “marginal” (feita por autores e com temáticas que abrangem locais à margem da sociedade) como forma de inclusão, de acordo com a organização.

O evento, que é gratuito com atrações para todas as faixas etárias, tem como tema “Literatura e arte como instrumentos de inclusão” e irá ocupar com arte o eixo histórico da cidade berço do Barroco Paulista e profundamente ligada à história brasileira. Uma das novidades dessa edição será a possibilidade de doar, trocar e retirar livros gratuitamente e a distribuição de publicações nos bancos das praças centrais da cidade. A iniciativa visa promover o acesso aos livros e disseminar a importância da leitura na transformação social.

O Mercadão abrigará a exposição 'Raízes' com obras de múltiplos artistas, a livraria Vamos Ler e uma feira de livros com mais de 20 autores independentes (presentes na Livraria Flic) e a participação das editoras Mirante, Foxtablet e Acadil. Já do lado externo serão montadas duas tendas nas quais ocorrerão as programações (oficinas, demonstrações artísticas e rodas de conversa).

A FLIC é patrocinada pela Arte & Fato, Colégio Anglo Itu, Fixar Digital, Grafsalto, Hotel do KK e Parla Comunicação – e conta com o apoio da Prefeitura de Itu, Livraria Vamos Ler, Itu Colonial e Abigraf.

Clique aqui para conferir a programação completa.

[19/09/2023 09:00:00]