Brazilian Publishers levará 24 editores para a 75ª Feira de Frankfurt
PublishNews, Talita Facchini, 18/09/2023
Programação brasileira na maior feira do setor terá ainda 'matchmaking' no estande da CBL, o já tradicional Caipirinha Hour e painéis com autores e profissionais do setor

Estande do Brasil em 2022 | © Divulgação
Estande do Brasil em 2022 | © Divulgação

A Feira do Livro de Frankfurt está a exatamente um mês de iniciar a sua 75ª edição e mais uma vez contará com uma participação brasileira de peso. O Brazilian Publishers (BP) levará para a Feira 24 editoras e espera superar em pelo menos 10% o desempenho do ano passado, considerando o "aquecimento do mercado editorial". Na ocasião, as 21 empresas que participaram do maior evento do mercado editorial movimentaram US$ 928 mil em novos negócios.

Participam da feira em 2023, no âmbito do programa: Cedic International Inc., Faro Editorial, Ciranda Cultural, Girassol, UNESP, Ôzé Editora, Viajante do Tempo, Editora Pé da Letra, Callis, Global, Árvore, Grupo Online, Mil Caramiolas, Senac, Edusp, VR Editora, Clube de Autores, Pergunta Fixar, Lux, Prêmio Destaque Nordeste, Sesc, Ronaldo Andrade, Melhoramentos e Todavia.

O Brazilian Publishers é o projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Programação

Na programação, a CBL realiza, no dia 18 de outubro, o matchmaking com empresas convidadas de diversos países. Ao todo, 22 empresas estarão presentes no estande, localizado no Hall 5.0 / A146.

Durante a manhã, Sevani Matos, presidente da CBL, participa do Publishing Perspectives Forum na mesa Editoras independentes ao redor do mundo. A conversa será moderada por Porter Anderson, editor-chefe do PP.

No dia 19, ocorre o já tradicional Caipirinha Hour. Na ocasião, os visitantes da feira que passarem pelo estande da CBL poderão saborear o famoso drink brasileiro, e cerveja, oferecida em parceria com a MVB.

No dia 20, às 10h, Bebel Abreu, fundadora da editora independente Bebel Books e selecionada para o Invitation Programme da Feira do Livro de Frankfurt, participará do painel Da América Latina para a Ásia, que também terá a participação de Marifé Boix-Garcia.

No Palco Frankfurt International, às 15h, Carla Bessa e Alexandre Vidal Porto, participam de um painel moderado por Michael Kegler.

Haverá ainda, no mesmo dia, um seminário sobre Escrita criativa com Patricia Tenório e a leitura e apresentação do livro Acqua alta, do autor Nik Neves, pela Bebel Books.

No dia 22, às 17h, Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 nas categorias Poesia e Livro do ano com a obra Também guardamos pedras aqui (Nós), fará uma apresentação no estande da CBL. Também no dia 22, Bebel apresentará a série de livros Boy Dodói – sobre masculinidade tóxica.

[18/09/2023 09:00:00]