Bienal do Livro Rio: mais editoras comemoram resultados positivos na edição de 40 anos do evento
PublishNews, Talita Facchini, 15/09/2023
Editoras como Aleph, Grupo Editorial Pensamento, VR Editora e Alta Books compartilharam com o PN os resultados obtidos na edição de 2023 da Bienal

A edição comemorativa de 40 anos da Bienal do Livro Rio terminou no último domingo (10) com as editoras celebrando resultados históricos. Ao longo da semana, outras editoras fecharam os seus balanços, trazendo também números positivos e celebrando o evento.

A editora Aleph não costuma divulgar números, mas compartilhou com o PublishNews que em comparação com a última edição da Bienal do Livro Rio, em 2021, fechou este ano com 50% acima em volume e 60% em valor. “Superou todas as nossas melhores previsões”, disse Luciana Fracchetta, responsável pelo marketing da editora.

O Grupo Editorial Pensamento fechou esta edição com crescimento de 225% em vendas em comparação com a Bienal de 2019. Em 2021, pela primeira vez na sua história, o Grupo não participou do evento porque optou por não enviar a equipe num momento tão recente de pós pandemia. Em comparação com a Bienal de São Paulo, em 2022, o crescimento foi de 125%.

“Esta edição da Bienal do Livro Rio foi marcada pela grande presença de jovens que lotaram os corredores de todos os pavilhões, uma tendência que a gente viu desde a Bienal de São Paulo, mostrando que o público leitor tem se renovado. A prova disso é que os títulos mais vendidos em nosso estande – assim como em espaços de outras editoras – foram livros para esta faixa etária como o Eu e esse meu coração e A última casa da Rua Needless”, comentou Carolina Riedel, diretora de marketing e vendas do Grupo.

Confira a lista dos mais vendidos das editoras na Bienal do Livro Rio 2023.

A VR Editora comemorou seus 25 anos de história no evento com um crescimento de 25% de vendas em comparação com a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2022. “A Bienal foi incrível, com uma curadoria muito bem-feita. Tivemos excelente visitação em nosso estande com presença de autores e influencers em eventos dos selos Plataforma 21 e Latitude. Saímos muito felizes dessa edição de 40 anos da Bienal do Livro Rio”, comemorou Sevani Matos, diretora-geral da VR e presidente da CBL.

Na Alta Books, o crescimento nas vendas foi de 142% em relação a última participação da editora na Bienal, em 2019. “Esse ano nós viemos com nosso selo Novel e Geek que são mais o público da feira e tivemos um resultado muito positivo em vendas! Essa foi a nossa melhor Bienal”, comentou Viviane Paiva, coordenadora de eventos e parcerias corporativas da editora.

[15/09/2023 11:20:00]