A Sharjah Book Authority (SBA) – realizadora da Feira Internacional do Livro de Sharjah – anunciou que a Coreia do Sul será o país homenageado da sua 42ª edição, marcada para ocorrer de 1º a 12 de novembro.
No anúncio, Bodour Al Qasimi, presidente da SBA, disse que Sharjah está solidificando seu status como um centro cultural global e que serve como um destino confiável para todos aqueles que procuram descobrir a cultura árabe e sua história e contribuições para a humanidade.
A escolha da Coreia do Sul como país homenageado visa celebrar a riqueza da cultura e herança centenária coreana, bem como familiarizar a SIBF convidados e visitantes com os mais recentes desenvolvimentos em seu cenário cultural, literário e criativo. A forma pioneira como a Coreia do Sul modernizou a sua paisagem cultural, estando fortemente enraizada no seu passado, atraiu atenção e popularidade em toda a região árabe e no mundo.
O pavilhão sul-coreano na SIBF 2023 apresentará um rico programa cultural de atividades e eventos que refletem a estética e a diversidade da cultura coreana, que é particularmente popular entre os jovens. Através de painéis de discussão, workshops, demonstrações culinárias e apresentações artísticas, os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre a história, a civilização e as artes da Coreia do Sul. O pavilhão também receberá vários autores e figuras culturais da Coreia do Sul que partilharão as suas experiências e perspectivas com o público.
Em 2022, a Feira do Livro de Sharjah reuniu mais de 2.213 editoras de 95 países ao lado de 150 escritores e pensadores de 57 países. Ao longo de 12 dias, contou com 1,5 mil eventos culturais, artísticos e de entretenimento e, pelo segundo ano consecutivo, conquistou o título de maior feira de livros do mundo em venda e compra de direitos editoriais.