Academia Brasileira de Letras volta à Bienal do Livro Rio com Fernanda Montenegro, Gilberto Gil e Ruy Castro
PublishNews, Redação, 17/08/2023
Estande da ABL no evento terá programação com diversos acadêmicos, holograma de Machado de Assis, ritual do Chá dos Cinco e outras atrações

Estande da ABL na Bienal terá holograma de Machado de Assis | © ABL
Estande da ABL na Bienal terá holograma de Machado de Assis | © ABL
A Academia Brasileira de Letras (ABL) está de volta à Bienal do Livro Rio após 26 anos. Para marcar o retorno, a instituição preparou uma programação com agenda de conversas entre acadêmicos, jornalistas, cientistas sociais e políticos. Entre os nomes confirmados, estão Fernanda Montenegro, Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Carlos Nejar, Ruy Castro, Geraldo Carneiro e Gilberto Gil, e outros. Os visitantes do estande da ABL serão recebidos por um holograma de Machado de Assis, primeiro presidente da Casa.

De acordo com a ABL, a ideia é fazer de seu estande na Bienal um espaço de discussão e debates de temas que impactam a vida dos brasileiros em diversas áreas. A presença na Bienal é uma parceria ABL com a 8ª Feira Literária Internacional de Maricá, a ser realizada entre 19 de setembro e 1 de outubro com o acadêmico Gilberto Gil como homenageado. O estande e a comunicação visual na Bienal são criações das agências Santafé Ideias e In.Pacto.

O rito tradicional da ABL conhecido como Chá das Cinco, que remete à origem da instituição, será reproduzido em todos os dias da Bienal, às 15h. O anúncio do momento será feito por um relógio estilo cuco especial, e 30 pessoas serão convidadas a entrar no estande para um chá com biscoitos. Durante o ritual do chá, telas vão apresentar conteúdo audiovisual de encontros, palestras, falas e trocas feitas durante um chá das quintas, na sede da Academia.

O estande também terá um espaço para as crianças. Elas poderão escrever, desenhar, compor, relatar seu conto, poesia, história. Ao terminar, as peças artísticas se transformam em pequenos frutos pendurados em uma árvore e passam a compor a cenografia do espaço. Todos receberão um certificado de participação, atestando sua primeira publicação editorial. Após a Bienal, a árvore será levada para compor o acervo da ABL.

Um grande mobiliário será ainda o livro de assinaturas. Nele, todos os visitantes poderão deixar sua assinatura e registrar sua participação na experiência. Além disso, a instalação irá conter duas telas de LED com vídeos da ABL em suas mídias sociais, como o TikTok e Instagram, além de QR Code para que o público passe a acompanhar a instituição online. Os acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos da ABL também poderão ser acessados via QR Code.

Em uma parceria com a Livraria da Travessa, serão vendidos no estande obras dos acadêmicos e publicações da Academia. Os textos que serão lidos na Ciranda Literária – evento final da programação, no dia 10 de setembro – serão reproduzidos em livretos e também vendidos no estande.

Programação da Academia Brasileira de Letras (ABL) na Bienal do Livro Rio 2023:

Os acadêmicos Ruy Castro e Ana Maria Machado são convidados da organização da Bienal para a mesa de abertura do evento, que debaterá os 40 anos da feira, ao lado de Thalita Rebouças, Mauricio de Sousa e Clara Alves, com mediação de Rosa Maria Araújo.

No dia 10, no encerramento, 10 acadêmicos – Antonio Torres, Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Antonio Cicero, Carlos Nejar, Domicio Proença Filho, Geraldo Carneiro, Gilberto Gil, Godofredo de Oliveira Neto, Rosiska Darcy de Oliveira – participarão da Ciranda Literária, que terá apresentação de Fernanda Montenegro.

No estande da ABL, todos os dias às 16h30, haverá também um papo com um acadêmico:

  • Dia 2 – Jornalista Cristina Aragão conversa com Rosiska Darcy de Oliveira sobre a Revista Brasileira
  • Dia 3 – Jornalista Flavia Oliveira conversa com Heloisa Teixeira
  • Dia 4 – Cientista político Christian Lynch conversa com Joaquim Falcão
  • Dia 5 – Economista Pedro Malan e jornalista Fernando Dantas conversam com Edmar Bacha
  • Dia 6 – Jornalista Andrea Sadi conversa com Ruy Castro
  • Dia 7 – Jornalista Pedro Bial conversa com Ana Maria Machado
  • Dia 8 – Jornalista Roberto D’Avila conversa com Merval Pereira
  • Dia 9 – Jornalista Ancelmo Gois conversa com Arnaldo Niskier
  • Dia 10 – Ciranda Literária. Apresentação Fernanda Montenegro, participação dos acadêmicos Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Antonio Cicero, Carlos Nejar, Domicio Proença Filho, Geraldo Carneiro, Gilberto Gil, Godofredo de Oliveira Neto, Rosiska Darcy de Oliveira.
[17/08/2023 10:32:17]