
"Em outras palavras, nasce da pergunta: o que acontece se tiramos a ilustração da página, se mudamos seu suporte e a deslocamos para uma parede? A iniciativa segue questionando e experimentando essas possibilidades, já que é a primeira galeria dedicada exclusivamente à arte do livro ilustrado no Brasil", diz o material de divulgação do espaço.
O livro ilustrado é o gênero literário em que o texto verbal (quando há), o texto visual e a materialidade do objeto são indissociáveis e indispensáveis para a leitura. Neste tipo de obra, a narrativa pode ocupar todos os espaços do suporte e se desenvolver em diversas direções ao mesmo tempo. Por conta de seu enorme potencial expressivo, o livro ilustrado foi decisivo para o entendimento contemporâneo da ilustração como forma autônoma de arte, não subordinada ao texto verbal ou acessória. O livro ilustrado consagrou o lugar de autoria artística do ilustrador.

A realização da exposição Padê acontece em ocasião da exposição Karingana – presenças negras na literatura para as infâncias, que está no Sesc Bom Retiro desde julho, com co-curadoria de Ananda Luz, evento que a Página acredita que já nasce um marco para a reflexão e entendimento das relações raciais na literatura infantil brasileira.

Exposição: Padê: autores negros nos livros da Editora Caixote
De 10 de agosto de 2023 até 16 de setembro
Local: Galeria Página - Rua Purpurina, 307 – Vila Madalena. São Paulo / SP
Funcionamento: De quinta a sábado, das 11h às 20h
Telefone: (11) 94198-0030
E-mail: contato@editoracaixote.com.br