Biblioteca Nacional lança glossário digital ilustrado para pesquisadores
PublishNews, Redação, 08/08/2023
Glossário Ilustrado de Livros Raros e Acervos de Memória pode ser acessado gratuitamente na internet

Fachada da Biblioteca Nacional @ Shutterstock
Fachada da Biblioteca Nacional @ Shutterstock
A Biblioteca Nacional (BN) promoverá na próxima quarta-feira (9), a partir da 15h, em sua sede (Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro / RJ), o evento de lançamento do Glossário ilustrado de livros raros e acervos de memória. Elaborado no âmbito do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), o glossário é a primeira publicação do gênero da BN. O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da BN e o glossário pode ser acessado gratuitamente no site da instituição.

Participarão da mesa o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi; a Coordenadora de Acervo Especial da BN, Mônica Carneiro Alves; a chefe do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), Rosângela Rocha Von Helde; a Chefe-Substituta do PLANOR, Sílvia Fernandes Pereira; e a designer Carolina Balo, responsável pelo layout do glossário.

Publicação visa contribuir para a padronização

O glossário inclui mais de cem verbetes e um conjunto diversificado de imagens que apresentam o que há de mais fascinante e curioso na terminologia aplicada a livros raros e acervos de memória. Em formato interativo, traz hiperlinks que remetem a imagens e fontes bibliográficas do acervo da BN Digital e em domínio público, em sua maioria.

O projeto começou a ser elaborado a partir da necessidade, diagnosticada pela equipe da BN, de uma ferramenta técnica e especializada que elencasse informações padronizadas e contribuísse para a catalogação, elaboração de notas bibliográficas e descrição de livros raros e acervos de memória. A crescente demanda por consultorias técnicas prestadas pelo PLANOR levou à constatação de uma carência – por parte de instituições e profissionais que trabalham com acervo raro e de memória – de publicações que os auxiliem no entendimento e descrição de seus itens.

Atualmente, os profissionais que mais interagem nesse processo são os arquivistas, bibliotecários, conservadores, historiadores, museólogos, paleógrafos, filólogos, pesquisadores, profissionais da área de Letras, Belas Artes, Tecnologia da Informação, gravadores, ilustradores, editores, restauradores, entre outros.

“O glossário é uma publicação diferenciada, de grande valor editorial, única em sua forma, necessário instrumento de pesquisa e de trabalho, ferramenta de padronização terminológica, além de fonte inestimável de conteúdo informativo. Apesar de ter sido pensado inicialmente para uso e público bem específicos, tem um público potencial muito maior – como é o caso de profissionais da área de editoração, designers, artistas plásticos, colecionadores e apaixonados por livros em geral – uma vez que seu título e aplicação podem ser técnicos, mas o conteúdo é de interesse coletivo”, afirma Carolina Balo, designer responsável pelo projeto gráfico, em comunicado.

A equipe da BN pesquisou diferentes fontes de informação e contou também com consultorias especializadas.

[08/08/2023 09:30:00]