Tarrafa Literária Viaja estreia em Santa Catarina com Mário Prata e Xico Sá
PublishNews, Redação, 25/07/2023
Festival Internacional santista estreia formato itinerante no dia 29 de julho, em Capivari de Baixo (SC)

Tarrafa Literária Viaja com Mário Prata, José Luiz Tahan e Xico Sá
Tarrafa Literária Viaja com Mário Prata, José Luiz Tahan e Xico Sá
Prestes a completar 15 anos, a Tarrafa Literária – evento criado pelo livreiro, editor e autor santista José Luiz Tahan – passa a ter em 2023 uma edição itinerante: a Tarrafa Literária Viaja. A estreia do novo formato ocorre na cidade de Capivari de Baixo (SC), no dia 29 de julho, sábado, a partir das 14h, no Parque Diamante + Energia, com entrada gratuita.

Os autores Mário Prata e Xico Sá serão os convidados da edição inaugural. Cada um estará em uma mesa de bate-papo, mediada por Tahan, seguida de sessão de autógrafos. Além de abordar as respectivas trajetórias, obras e processos criativos, os encontros também discutem a produção e o mercado literário brasileiro.

A programação contará ainda em sua abertura com uma apresentação do fotógrafo paulistano Guto Ambar sobre sua mais recente obra – o projeto Florianópolis – Retratos Culturais Açorianos – e será encerrada com um show do Duo Choro de Bolso, acompanhado pelo músico Danilo Oliveira, às 19h.

“A Tarrafa Literária historicamente recebe em Santos (SP) leitores de todos os cantos do país, estimulados pela oportunidade de estar diante de seus autores favoritos para trocar experiências e reflexões. Com base nesta experiência consolidada e a transformação e impacto que ela causa no público, chegamos a este formato itinerante. A ideia é expandi-lo a partir de agora, também para outras cidades do país”, antecipa Tahan.

Patrocinadora do evento, a Diamante Energia é uma das gestoras do espaço desta edição do Tarrafa Literária Viaja.

Mediação e convidados

Mário Prata – Nasceu em Uberaba (MG), mas passou boa parte da sua infância em Lins, no interior de São Paulo. Ao longo de mais de 60 anos de carreira como escritor, tem no currículo 3 mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, roteiros para cinema, livros de contos e peças teatrais. O escritor, que também é jornalista, dramaturgo e cronista, já recebeu 18 prêmios nacionais e internacionais e está sem seis antologias de crônicas.

Xico Sá – Nascido no Crato (CE), começou a carreira no Recife (PE), atuando como repórter investigativo. Como jornalista, ganhou os principais prêmios do país (Esso, Folha e Abril). Foi colunista da Folha de S.Paulo e participou de programas como Amor e Sexo da Rede Globo, Saia Justa Verão e Papo de Segunda (GNT), Cartão Verde (TV Cultura) Extraordinários, no canal SporTV. É autor de obras como Modos de Macho & Modinhas de Fêmea e Chabadabadá (Record), Big Jato (Companhia das Letras) e o romance A falta (Tusquets), seu lançamento mais recente, entre outros.

José Luiz Tahan – Começou sua carreira dividindo-se entre o atendimento em uma grande livraria e o balcão de outra, em uma faculdade de Filosofia com porta aberta para a rua. A experiência deu origem à Realejo Livros, inaugurada em 2003, no bairro do Gonzaga, em Santos (SP), sua cidade natal: uma livraria de rua com bar-café, que rapidamente se tornou ponto de encontros, eventos e efervescência cultural. Disposto a ampliar sua vocação como gerador de conteúdo, também criou a Realejo Editora e o festival internacional de literatura Tarrafa Literária, que em 14 edições já recebeu mais de 330 convidados.

Guto Ambar – Editor de mais de trinta livros de fine art, Guto Ambar estreou como fotógrafo em Centaurus Dressage, dedicado ao universo equino. Também publicou Work and Art, que registra a rotina de trabalhadores brasileiros em diferentes segmentos da sociedade; e COE, retratando o cotidiano da corporação militar paulista de mesmo nome, entre outras obras.

Tarrafa Literária Viaja

Capivari de Baixo [SC]

Data: Sábado, 29 de julho de 2023.

Local: Parque Diamante + Energia (R. General Osvaldo Pinto da Veiga, 1 – Centro)

Programação:

  • 14h – Abertura Oficial
  • 14h30 – Mesa 1 – Xico Sá | Mediação: José Luiz Tahan
  • 16h – Sessão de Autógrafos com Xico Sá
  • 16h30 – Mesa 2– Mário Prata | Mediação: José Luiz Tahan
  • 18h – Sessão de Autógrafos com Mário Prata.
  • 19h – Show de Encerramento: Duo Choro de Bolso + Danilo Oliveira
[25/07/2023 10:50:00]