Feira do Livro de Ribeirão de Preto vai homenagear Gilberto Gil, Luiza Romão e outros autores
PublishNews, Redação, 12/07/2023
22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) ocorre de 12 a 20 de agosto de 2023, com abertura oficial no dia 11

Gilberto Gil é um dos homenageados da 22ª FIL | © FIL
Gilberto Gil é um dos homenageados da 22ª FIL | © FIL
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) volta a movimentar a cidade e a região a partir de 12 de agosto, data que inicia sua 22ª edição, e agora anuncia seus homenageados: o cantor e compositor Gilberto Gil (autor), o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein (autor Educação – in memorian), as escritoras Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Luiza Romão (autora local), e Madelaine Pires (professora). O patrono da feira é Danilo Santos de Miranda, filósofo e sociólogo, diretor regional do Sesc no Estado de São Paulo.

Um dos mais importantes nomes da música brasileira, o cantor e compositor baiano Gilberto Gil é homenageado pela FIL como autor. Da inspiração em Luiz Gonzaga, nos anos 1950, tocando acordeon, ao título de doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee (Estados Unidos) e de imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2021, Gil construiu uma das mais destacadas e impressionantes carreiras artísticas dentro e fora do Brasil.

Outro homenageado da 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto é o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein (in memorian). Colunista do jornal Folha de São Paulo por 28 anos e criador do portal Catraca Livre, Dimenstein venceu o prêmio Jabuti de 1993 com o livro O cidadão de papel (Ática), e em 1988, com o livro didático Aprendiz do futuro. O escritor morreu em 2020.

Para patrono da Feira, foi escolhido o sociólogo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc (Serviço Social do Comércio) no Estado de São Paulo. De ampla atuação cultural em diferentes abrangências, Danilo é ex-presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial (2004) e do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil (2009). É conselheiro cultural em entidades como a Fundação Itaú Cultural e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

As três mulheres homenageadas pela FIL em 2023 mesclam diferentes gerações e estilos. A escritora mineira Stella Maris Rezende é destaque como autora infantojuvenil. Nacionalmente reconhecida com quatro prêmios Jabuti – Livro de Ficção do Ano e Melhor Livro Juvenil para A mocinha do mercado central (Globo Livros) – além de vários outros reconhecimentos na cena literária brasileira, a escritora terá sua obra em debate no Combinando Palavras, um dos principais projetos do evento.

Madelaine Pires é a professora homenageada da FIL 2023. Graduada em Letras e Literatura Portuguesa pela Universidade de Caxias do Sul (RS), a gaúcha vive em Ribeirão Preto desde 2006 e é titular da disciplina de Língua Portuguesa na Fundação Educandário (que neste ano comemora 85 anos de atividade), onde desenvolve intenso trabalho de estímulo à leitura e escrita.

Luiza Romão também é homenageada na FIL 2023 como autora local. Poeta, atriz e slammer, é autora dos livros Sangria, Também guardamos pedras aqui (Editora Nós, vencedor do prêmio Jabuti de Poesia, Livro do Ano e semifinalista no Prêmio Oceanos) e Nadine (Quelônio). A escritora é mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, onde pesquisou voz, poesia e slam. É também co-fundadora e integrante da Coletiva Palabreria.

A 22ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) ocorre de 12 a 20 de agosto de 2023, com abertura oficial no dia 11 e traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 15 locais simultâneos da cidade, entre eles Theatro Pedro II, Praça XV de Novembro, Sesc Ribeirão Preto, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace e outros.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. Na programção, estão salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

[12/07/2023 11:10:00]