Projeto doa 19 mil itens da Turma da Mônica para bibliotecas estaduais de São Paulo
PublishNews, Redação, 10/07/2023
Parceria entre o SisEB e o Instituto Mauricio de Sousa, o projeto tem o intuito de incentivar a leitura para todos os públicos, com a distribuição de kits com centenas de livros

O projeto Biblioteca Mauricio de Sousa doou para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) mais de 19 mil itens que serão distribuídos, nos próximos meses, na forma de kits com acervos sobre a Turma da Mônica para 82 bibliotecas de 70 cidades no estado.

Parceria entre o SisEB e o Instituto Mauricio de Sousa, o projeto tem o intuito de incentivar a leitura para todos os públicos, com a distribuição de kits com centenas de livros para os acervos de bibliotecas públicas e comunitárias no estado de São Paulo no segundo semestre de 2023.

“Neste ano em que a personagem Mônica completa 60 anos, comemoraremos doando uma “biblioteca do Mauricio” para 82 bibliotecas do SisEB que, por sua vez, celebram a ocasião com ações de dinamização de seus acervos”, explica o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht. "Um dos benefícios esperados é intensificar os diálogos de qualidade desses equipamentos culturais com seus públicos. E, além de disponibilizar os livros para as comunidades, as bibliotecas selecionadas realizarão atividades tendo como base o material doado via edital”.

A iniciativa também conta com o apoio das editoras Ação Claretiana/Ave Maria, Cem por Cento Cristão, Cortez, Culturama, Girassol Brasil, Matrix, Online, Panini e Fundação Dorina, e tem como principais objetivos: viabilizar a doação de livros, quadrinhos e revistas da Turma da Mônica e publicações similares; apoiar a atualização e a renovação dos acervos das bibliotecas; contribuir com a implementação de programas, projetos e ações que incentivem a leitura; atrair novos públicos para as bibliotecas e promover seu protagonismo.

“O Instituto Mauricio de Sousa tem em seu DNA o respeito à infância e os valores éticos que permeiam a vida e a obra de Mauricio de Sousa. A parceria com a SP Leituras é uma oportunidade de potencializar o impacto e a transformação social.” afirma o diretor executivo do Instituto Mauricio de Sousa, Amauri Sousa.

As bibliotecas também receberão um totem temático e uma testeira para estante, ambos materiais de sinalização para facilitar a localização do acervo pelos leitores. Em contrapartida, as bibliotecas selecionadas irão realizar, até o final do ano, ações culturais relacionadas à Turma da Mônica.

O SisEB é coordenado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e operado em parceria com a organização social SP Leituras.

[10/07/2023 11:30:00]