VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil será realizado em Ouro Preto (MG)
PublishNews, Redação, 02/06/2023
Evento que reúne escritores e pesquisadores será na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2023, com mudanças de produção e organização

O VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – Educação literária: mudanças em movimento será realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2023, com mudanças de produção e organização.

O evento tem o intuito de contribuir para as discussões do ensino da literatura e a manifestação do texto literário a partir do diálogo com o meio virtual, o surgimento de novos gêneros, o perfil dos leitores, as temáticas e as materialidades do texto.

O congresso terá a presença de João Anzanello Carrascoza (escritor); Teresa Mendes (pesquisadora, Portugal); Aline Abreu (escritora), Daniela Padilha (editora), Andréia de Oliveira Alencar Iguma (pesquisadora), José Roberto Torero (escritor), Irene Vasco (escritora, Colômbia). As inscrições estão abertas pelo site do evento e custam a partir de R$ 100.

O Congresso (re)nasce em solo mineiro. Desde o ano 2000, ele integrava atividades coordenadas pelo Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ), da UNESP/Presidente Prudente. Agora, o CELLIJ deixa de ser o órgão organizador do Congresso, que passa a ser uma atividade coordenada pelo Grupo de Pesquisa “Formação de professores e as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário" (PROLELI).

O PROLELI atualmente congrega pesquisadores de 10 estados brasileiros e o Distrito Federal em 17 municípios distintos. O Congresso deixa de ter um endereço fixo e se torna itinerante e, com isso, a expectativa é a de fazer crescer seu público.

VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil – Educação literária: mudanças em movimento

Data: 6 a 8 de dezembro de 2023 (presencial)
Local: Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - MG
Prazo para submissão de trabalho: até 16 de julho de 2023
Inscrições: https://cilij.ufop.br/#/

[02/06/2023 11:20:00]