Dança das cadeiras: Primavera Editorial dobra sua equipe com quatro novas contratações
PublishNews, Redação, 19/5/2023
Editora Nacional apresenta novos gerentes de editorial e marketing, e HarperCollins reforça o time comercial

A Primavera Editorial anunciou quatro novos nomes da sua equipe, que agora dobra de tamanho.

Mariana Bastos
Mariana Bastos
Mariana Bastos chega para ser Head de Marketing. Jornalista com experiência no mercado editorial, ela já passou por departamentos editoriais, comerciais e de marketing de editoras como Canção Nova, Santuário e Ideias e Letras. Em 2018, fundou a Livraria do Vale, livraria independente em Cachoeira Paulista (SP).

Joice Nunes
Joice Nunes

Outra contratação é a editora Joice Nunes. Graduada em Letras e pós-graduada em Revisão de Textos, Joice atua há onze anos como profissional do texto. Trabalhou como freelancer para editoras e instituições como Boitempo, Companhia das Letras, Bazar do Tempo, Somos Educação, FTD, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual do Ceará, Instituto Dragão do Mar, Agenda Pública e Hub Cultural do Ceará. Além disso, fez a produção de diversos livros de autores independentes e a coordenação editorial da exposição de abertura da Pinacoteca do Ceará, em 2022. Como escritora, publicou, em 2013, o livro de poesias Maersk Alabama (edição da autora) e participou de coletâneas.

Giselle Cruz
Giselle Cruz
Giselle Cruz chega para ser Coordenadora comercial. Giselle trabalha há mais de 11 anos no mercado livreiro, sendo sete anos dedicados à Livraria Leitura, cinco deles gerenciando duas lojas da rede. Giselle é formada em História e tem pós em Gestão de Pessoas.

Por fim, Joana Atala é a nova estagiária editorial da Primavera. Estudante de jornalismo na PUC-SP, Joana atuou no mercado das artes trabalhando no Espaço C.A.M.A. e nas galerias Casanova, KUBIKGALLERY, Cavalo, Periscópio e no projeto 55SP. Leitora e entusiasta da poesia, se relaciona também com as mais diversas áreas do mercado editorial.

Editora Nacional

Claudio Varela e Renata Bueno
Claudio Varela e Renata Bueno
A Editora Nacional, do grupo IBEP, também apresentou recentemente seus novos gerentes de editorial e marketing. Claudio Varela, editor e gestor de novos projetos, assume como gerente editorial e Renata Bueno, especialista em comunicação, assume a gerência de marketing. Ambos já faziam parte do time da editora e agora abraçam novos desafios.

Varela é reconhecido no segmento como um dos editores responsáveis pela republicação de Arte da guerra, que se tornou a edição mais vendida no país até hoje. Como editor criou o selo Cavaleiro Negro para contos fantásticos e também foi o criador da coleção Essencial, que apresenta ao leitor temas variados como filosofia, psicologia, direito e mitologia, publicado pela Hunter Books. Varela já estava à frente da gestão de novos projetos comerciais da Nacional.

No marketing, a editora conta agora com a direção de Renata Bueno. Com especialização em marketing e propaganda pela ESPM, Renata tem passagem por grandes grupos editoriais como a FTD e Leya Educação, e também já está há 2 anos à frente do marketing do Grupo IBEP.

A Nacional vem reorganizando sua equipe para novos projetos em comemoração ao centenário, de acordo com um comunicado. Criada por Monteiro Lobato em 1925, a editora é uma das mais tradicionais do Brasil. Com as mudanças, a casa já prepara novidades importantes para o segundo semestre deste ano.

HarperCollins

A HarperCollins também reforçou o time comercial com a chegada de Nanci Pereira Araújo, que vai atuar como vendedora da região sudeste, com foco no Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior de São Paulo. No ramo há 25 anos, Nanci tem experiência com vendas em e-commerce e livrarias físicas, além de ter trabalhado em outros campos como campanhas comerciais, análise e planejamento de vendas. Ela trabalhou em grandes livrarias como Siciliano e Saraiva e na editora Universo dos Livros.

“É com muita alegria que recebemos a Nanci na Harper, tenho certeza que a experiência dela vai agregar muito ao time que montamos com o objetivo de investir, cada vez, mais no cuidado e atenção com os nossos livreiros e livrarias”, disse Daniela Kfuri, diretora de marketing e comercial do grupo HarperCollins Brasil, em nota.

A entrada de Nanci ao time reforça o objetivo da HarperCollins Brasil de, cada vez mais, se aproximar dos livreiros e das livrarias físicas. Junto de Nanci, a editora ainda conta com os vendedores Mariana Brandão, Tadeu Santos e Washington Soares, liderados pelo gerente comercial Rodrigo Borges.

“Estou feliz de fazer parte do time da editora HarperCollins, que sempre tive um carinho e respeito, pelos profissionais e catálogo. No meu primeiro dia já senti a seriedade e dedicação do time. Acredito que vou aprender muito e vou me dedicar para colaborar com o time e ajudar a empresa a crescer e ganhar cada vez mais relevância no mercado editorial”, afirmou Nanci.

[19/05/2023 10:29:46]