Escritor, professor e pesquisador Hugo Monteiro Ferreira participa do Sempre Um Papo em BH
PublishNews, Redação, 10/5/2023
Autor vai discutir o tema 'As violências na escola e a ‘geração do quarto’: o que vamos fazer?'

Hugo Monteiro Ferreira | © Daniel Bianchini
Hugo Monteiro Ferreira | © Daniel Bianchini
O escritor, professor e pesquisador Hugo Monteiro Ferreira participa, presencialmente, do Sempre Um Papo, em Belo Horizonte, para discutir o tema “As violências na escola e a ‘geração do quarto’: o que vamos fazer?”. A conversa, mediada pelo jornalista Afonso Borges, ocorre nesta quarta-feira, 10 de maio, às 19h30, no Auditório da Cemig (Avenida Barbacena, 1200, bairro Santo Agostinho – BH), com entrada gratuita.

Pesquisador de questões relacionadas aos sofrimentos psíquicos de crianças, adolescentes e jovens, Hugo Ferreira é autor do livro A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar, publicado em 2022 pela Editora Record. A obra é fruto de uma pesquisa que ele realizou com mais de 3 mil meninos e meninas entre 11 e 18 anos. Deste grupo, 238 se enquadram na “geração do quarto”, termo que o autor criou para denominar aqueles que “(..) passam muito tempo dentro desse cômodo, com quase nenhuma interlocução com as pessoas que moram na mesma casa, muita dificuldade de dizer o que sentem e um potencial de vilência contra si ou contra o outro muito intenso, muito forte”.

O livro, indispensável para profissionais da Educação e todos que querem entender como lidar com a violência escolar e suas consequências, conta com dezenas de depoimentos destes jovens e de seus pais. O autor mostra como a ausência de afeto, nos casos em que as queixas das vítimas de bullying e cyberbullying não são devidamente acolhidas, podem resultar em sentimentos de vingança contra o outro ou contra si próprio na forma de autolesões, ideação suicida e suicídio.

Depois de apresentar e analisar inúmeros casos ao longo das mais de 150 páginas que formam o livro, Hugo aponta caminhos que passam por cinco pilares: cuidado; autoconhecimento; convivência; dialogicidade e amorosidade. Ele faz um alerta para a urgência da escuta qualificada, atenta a sinais não-verbais e às emoções, e desconstrói o mito de que as novas gerações seriam mais fracas do que as anteriores.

Hugo Monteiro Ferreira nasceu em Campina Grande, na Paraíba. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, ele é coordenador do Núcleo do Cuidado Humano, professor no Departamento de Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades. Além disso, ele lidera o Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ). Em 2014, Hugo foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria juvenil.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale, Cemig e Usiminas, com o apoio da Rede Mater Dei de Saúde, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Serviço:

Sempre Um Papo com Hugo Monteiro Ferreira

Dia 10 de maio, quarta-feira, às 19h30

Local: Auditório da Cemig (Avenida Barbacena, 1200, bairro Santo Agostinho - BH)

Informações: www.sempreumpapo.com.br

[10/05/2023 11:55:38]