Festa Literária de Santa Teresa homenageia Ailton Krenak e Sonia Rosa
PublishNews, Redação, 05/05/2023
Comemorando 15 anos, o evento leva, em média, mais de 10 mil pessoas ao Parque das Ruínas para aproveitar ações ligadas à literatura, artes plásticas, artesanato, música, teatro e dança

A 15ª edição da Festa Literária de Santa Teresa, a FLIST, realizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT), será neste sábado e domingo (6 e 7) das 10h às 18h no Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa / RJ). Para comemorar o aniversário, a feira homenageará Ailton Krenak, pensador indígena, escritor, produtor cultural e pacifista, e a autora Sonia Rosa, professora, mestre e pesquisadora em relações étnico-raciais e defensora da literatura negro-afetiva. A entrada é gratuita.

O público poderá escolher entre dezenas de atrações – com mais de 200 pessoas se apresentando – ligadas à literatura, artes plásticas, artesanato, música, teatro e dança. A curadoria da FLIST preparou um evento voltado para pessoas de todas as faixas etárias, uma festa literária pensada para que as famílias possam se divertir juntas.

"A 15ª edição de uma festa literária é algo a se comemorar muito. Ao longo dos últimos anos, homenageamos mais de 30 autores e ilustradores, fizemos tributos a 52 autores e instituições e apresentamos mais de 2 mil atrações. Em 2023, escolhemos homenagear Ailton Krenak, importante pensador indígena, escritor, produtor cultural e pacifista, e a autora negra Sonia Rosa, professora, mestre e pesquisadora em relações étnico-raciais e defensora da literatura negro-afetiva. E teremos também um tributo aos 100 anos de Portela. Será um evento muito especial, com foco na diversidade, inclusão e com uma enorme representatividade popular", explica Ninfa Parreiras, curadora da FLIST, em nota.

Em uma festa literária que terá Ailton Krenak como homenageado, os temas indígenas estarão presentes em todo o evento. Dois bons exemplos são o bate-papo "Um Mergulho na Literatura, Oralidade e Cultura Indígena", com a autora Lucia Tucuju e a professora Luciana Tupinambá, às 11h, no domingo, dia 07. Também no domingo, às 12h, acontece o "Maraka: canto, dança, bate-papo e exposição de artes", com o líder indígena Urutau Guajajara e o coletivo da Aldeia Marakanã. A homenagem a Krenak acontece logo depois, das 13h às 15h, com a presença de amigos e de representantes do projeto Selvagem.

Além dos homenageados, a Portela também será um dos temas da FLIST, incluindo uma roda de conversa, o Sarau Azul do Infinito e a apresentação do grupo Prata da Casa cantando sucessos da azul e branca de Madureira e Oswaldo Cruz. A Portela será homenageada ainda com artes em grafitti, criadas por alunos do Ensino Médio do CEAT. Além disso, a professora Theka Galvão estará à frente da atividade "Bordando o Azul do Infinito" e receberá artistas bordadeiras convidadas.

Outro evento de destaque é do dia 6 de maio, às 11h, o encontro Quintal da Língua Portuguesa, em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa (dia 5 de maio), que conta com o autor guineense Eliseu Banori e com a participação de diferentes leitoras da sua obra. No mesmo dia, às 12h, acontece o debate sobre a Literatura Negro-Afetiva e o Letramento Racial, mais uma homenagem à Sonia Rosa, aos seus livros e à educação.

Confira a programação completa clicando aqui.

Serviço:

Datas e horários: 06 e 07 de maio, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa)
Entrada gratuita
Classificação livre
Realização: Centro Educacional Anísio Teixeira - CEAT

Tags: Flist
[05/05/2023 08:00:00]