
Apostando no crescimento contínuo do segmento, a empresa criada em 1975 iniciou há alguns anos o trabalho de produção de audiolivros atuando no B2B e desde o final de 2022 começou com o serviço de distribuição. “Ao longo dos últimos quatro anos já produzimos mais de 780 audiolivros e nosso objetivo agora é aumentar nossa participação dentro do mercado editorial. Queremos que as pessoas conheçam a Centauro não só pelo serviço de dublagem, mas também pela distribuição editorial”, explica Zil Ferraz, gerente de audiobook da empresa.
Trabalhando com editoras como Rocco, Companhia das Letras, Sextante, Ediouro e Mundo Cristão, segundo a empresa, no momento a maior parte da produção tem sido a pedido de players como Audible e Storytel. “O que queremos agora é fazer com as editoras saibam que podem vir direto na gente, sem precisar ter esse intermediário”, conta Vanessa Bonomo, recém-contratada como Senior Account Executive. “Esse mercado é muito focado nos grandes players, precisamos diversificar a operação para ter mais competitividade de mercado”, completa Zil.
Com atuação também nos EUA e Colômbia, por aqui a Centauro considera o trabalho de distribuição ainda como “embrionário” e tem como carro-chefe a produção de audiobooks.
Para isso, a empresa conta com uma equipe de 93 funcionários, divididos em duas unidades. Nesses espaços, ao todo a Centauro conta com 26 estúdios para produção de audiobooks e um núcleo artístico composto por diretores de teatro e atores. “Quando recebemos o livro fazemos todo um estudo, uma preparação artística, um trabalho com voz e vários testes. Sabemos que a inteligência artificial está aí, mas focamos muito no nosso trabalho diferenciado”, frisa Zil.
Nos próximos meses a produtora espera fechar novas parcerias e crescer o seu braço da distribuição. “Acreditamos muito que o audiolivro vai crescer, a exemplo do que tem acontecido lá fora e que temos essa capacidade de produção por aqui”, finaliza Ferraz.