André Neves e Susana Ventura estão entre os vencedores do VI Prêmio Aeilij
PublishNews, Redação, 20/04/2023
Além deles, venceram o prêmio concedido pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil os autores Keka Reis, Reginaldo Prandi e Lúcia Hiratsuka, que recebeu o Prêmio Hors Concours

A Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij) anunciou esta semana, no Dia Nacional do Livro Infantil (18/04), os vencedores do VI Prêmio Aeilij de Literatura.

Em Texto Literário Infantil, a obra vencedora foi Lá fora (Companhia das Letrinhas), com texto e ilustrações de André Neves, e que conta a história de uma sociedade de camaleões que vive camuflada num reino sem cor, até que um deles descobre o mundo lá fora.

Na categoria Texto Literário Juvenil, o premiado foi o livro Sozinha (Gutenberg), escrito por Keka Reis e ilustrado por Ing Lee. No livro, Keka fala sobre os desafios da adolescência – escolhas, encontros, desencontros, dores e medos – ao contar a trajetória de Rosa, uma jovem que vive toda a complexidade desta fase da vida em meio à dor da finitude.

Em Adaptação ou Reconto, a obra vencedora foi Sete contos que nunca me contaram (Biruta), de Susana Ventura. Ilustrada por sete artistas – Efe Godoy, Fernanda Peralta, Hanna Gomes, Jess Vieira, Marcela Scheid, Lumina Pirilampus e Mayara Ferrão – Ventura apresenta não sete, mas oito contos de fadas de autoria feminina.

Os príncipes do destino (Pallas), escrito por Reginaldo Prandi e ilustrado por Anna Cunha, foi o premiado na categoria Conjunto de Ilustrações. A obra traz 16 príncipes (odus) que se reúnem para contar histórias do povo iorubá.

Por fim, o livro Amanhã (Pequena Zahar), com texto e ilustrações de Lúcia Hiratsuka, recebeu o Prêmio Hors Concours. Com sensibilidade, a autora apresenta aos leitores o poder da ancestralidade e a importância de honrarmos as raízes que garantem nosso pertencimento.

[20/04/2023 10:00:00]