Selo Cátedra 10 – 2022 anuncia 55 livros selecionados
PublishNews, Guilherme Sobota, 11/04/2023
Instituída em 2016, por ocasião da comemoração dos 10 anos da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, a premiação busca reconhecer os melhores na produção literária anual para crianças e jovens

O Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e a Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio anunciaram recentemente os contemplados com o Selo Cátedra 10 – 2022. O vencedor na categoria Hors Concours (categoria que considera livro e autor) foi Os veinhos narradores (Fatum), de Francisco Gregório, José Matos e Regina Porto.

Entre outras, a obra juvenil Lady Musashi e a Ordem dos Cavaleiros Arcanos (Editora Gaivota), escrita por Maicon Tenfen, recebeu o Selo Seleção, ao lado de Cambitos – Uma história de gente fina (Editora do Brasil), de Blandina Franco e Tino Freitas, com ilustrações de Guilherme Karsten; e Que bicho passou por aqui? (Editora do Brasil), de Rogério Andrade Barbosa, ilustrado por Thais Linhares.

Na categoria Distinção, figuram livros como A melhor mãe do mundo (Companhia das Letrinhas), de Nina Rizzi e Veridiana Scarpelli, Babel África (Globinho), de Magali Attiogbé e Muriel Bloch, e Doçura (Tibi), de Emilia Nuñez e Anna Cunha.

São 55 selecionados no total. A lista completa de vencedores pode ser conferida aqui.

O selo é atribuído pelo chamado Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ), composto por pesquisadores e especialistas na área da literatura infantil e juvenil, e que tem como marca a diversidade de áreas de trabalho de seus participantes.

Instituída em 2016, por ocasião da comemoração dos 10 anos da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, a premiação busca reconhecer os melhores na produção literária anual para crianças e jovens. "O Selo Cátedra 10 tem como diferencial o olhar cuidadoso de pesquisadores que, a partir do objeto livro, avaliam a qualidade literária, plástica e editorial da obra, considerados temas e gêneros diversos e diálogo entre a linguagem verbal e a linguagem visual", diz um comunicado da universidade.

Após a leitura das obras enviadas, o GELIJ define as que serão premiadas nas categorias Seleção – obras com valor literário, estético e editorial; Distinção – obras de excelência, considerados os mesmos critérios; e, Hors Concours – categoria que considera tanto o livro publicado quanto a importância da obra de seu autor.

[11/04/2023 08:30:00]