
Na segunda-feira, no cerimonial, ao lado de Jonas Renan Moreira Gomes, estará Gabriel Facchini, fotógrafo, portador da síndrome de Down, vencedor do prêmio Cidade de São Paulo (2019). No palco do Municipal, o Coral de Professores do Projeto Bandas de Garagem (EMEF Deputado Cyro Albuquerque); o Quinteto de Sopro do Instituto Bacarelli e o Coral Indígena – Amba-Mirim Tekoa Itakupe.
Músicos e atores do Grupo Crianceiras apresentarão um espetáculo cênico-musical como ponte para as poesias de Manoel de Barros. Uma das principais atrações será a participação do escritor Beto Junqueyra, vencedor do Prêmio Jabuti, com uma performance sobre sua trajetória. Junqueyra tem mais de 30 obras publicadas com 1,5 milhão de cópias vendidas no Brasil e no exterior, a maioria infantojuvenil.
O historiador Natanael dos Santos fará ainda a apresentação “Trajetórias do africano em território brasileiro”, com enfoque para a falta de informação como alicerce para o preconceito étnico. Ele estará acompanhado do Quinteto Liberdade.
O escritor e cartunista Maurício de Sousa, mesmo em agenda fora do país, participa da abertura com vídeo de incentivo à leitura e a importância da Semana.
Mas, de acordo com os organizadores, o protagonismo no Municipal será dos estudantes componentes das AELs, as Academias Estudantis de Letras da Cidade de São Paulo.
A Semana da Leitura é realizada pelo mandato do vereador Eliseu Gabriel (PSB), em parceria com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED). Conta como apoio de entidades como o Sesc-SP, CBL (Câmara Brasileira do Livro), Estrela Cultural, Unibes Cultural, Museu da Língua Portuguesa, Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo) e Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).
O evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, e inclui também ações de entidades, organizações sociais, empresas e instituições interessadas em realizar programações independentes integrando o projeto. A Semana tem a proposta de "despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos".
As atividades da Semana de Estudo e Leitura vão acontecer em escolas, bibliotecas, parques, unidades do Sesc, Unibes, Museu da Língua Portuguesa, Centro Cultural São Paulo, aldeia indígena, orfanato e asilo, entre outros locais, de 10 a 14 de abril. A programação terá contação de histórias, visitas monitoradas, apresentação de filmes, saraus, distribuição de livros. Também haverá a programação online, como lives com escritores, musicais, filmes, contação de histórias e mais. Para conferir toda a programação, clique aqui.