
A publicação destaca alguns dos principais pesquisadores contemporâneos do país e seis dos pioneiros que entraram para a história. Da geração em atividade estão Ligia Pereira, Carlos Nobre, Suzana Herculano-Houzel, Alan Alves Brito e Duília Fernandes de Mello. Daniela comemora a chegada do livro ao mercado, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, em meio ao início da recuperação das áreas de pesquisas, ciências e tecnologias no país.

Os pesquisadores contemporâneos escolhidos têm trabalhos que dialogam diretamente com algumas das principais questões na pauta social, ambiental e racial brasileira. Daniela Chindler, afirma: “Lançar esse livro agora, depois de um período de cortes de verbas púbicas para as universidades, divulgação de fake news e desvalorização do pensamento científico é muito significativo. Estamos levando, para jovens leitores, ideias e descobertas de pessoas que pensam, estudam, pesquisam e propõem melhores caminhos para a sociedade. Ensinar ciência para as crianças colabora para a compreensão e transformação do mundo”.
Os alunos da rede de escolas públicas do município do Rio receberão 60% (1,2 mil unidades) da tiragem total de 2 mil exemplares.