Travessa Botafogo recebe o lançamento de 'Cientistas brasileiros'
PublishNews, Redação, 31/03/2023
Livro organizado por Daniela Chindler destaca cientistas contemporâneos e homenageia pioneiros; lançamento acontece neste sábado (1º), a partir das 16h

Daniela Chindler
Daniela Chindler
Organizado por Daniela Chindler e com textos de Augusto Pessoa, Flávia Rocha, Maria Clara Cavalcanti, Gil Cardos e a própria Chindler, a obra Cientistas brasileiros (Sapoti) será lançada neste sábado (1º), às 16h, na Livraria Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97 – Rio de Janeiro / RJ).

A publicação destaca alguns dos principais pesquisadores contemporâneos do país e seis dos pioneiros que entraram para a história. Da geração em atividade estão Ligia Pereira, Carlos Nobre, Suzana Herculano-Houzel, Alan Alves Brito e Duília Fernandes de Mello. Daniela comemora a chegada do livro ao mercado, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, em meio ao início da recuperação das áreas de pesquisas, ciências e tecnologias no país.

No grupo dos pioneiros estão Carlos Chagas, Berta Lutz, Adolpho Lutz, Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Vital Brasil e Oswaldo Cruz. Todos são cientistas que deixaram seus nomes na história. Seja por meio de suas descobertas, como vacinas e identificação de causadores de doenças ou pela atividade social. O livro lembra também de coincidências históricas, como as falsas notícias divulgadas no início do século XX de que, quem se vacinasse, viraria boi. Agora, no século XXI a ameaça foi com jacaré.

Os pesquisadores contemporâneos escolhidos têm trabalhos que dialogam diretamente com algumas das principais questões na pauta social, ambiental e racial brasileira. Daniela Chindler, afirma: “Lançar esse livro agora, depois de um período de cortes de verbas púbicas para as universidades, divulgação de fake news e desvalorização do pensamento científico é muito significativo. Estamos levando, para jovens leitores, ideias e descobertas de pessoas que pensam, estudam, pesquisam e propõem melhores caminhos para a sociedade. Ensinar ciência para as crianças colabora para a compreensão e transformação do mundo”.

Os alunos da rede de escolas públicas do município do Rio receberão 60% (1,2 mil unidades) da tiragem total de 2 mil exemplares.

[31/03/2023 08:00:00]