A maior feira comercial de arte e design da América Latina, que também tem uma presença editorial, a SP–Arte chega à sua 19ª edição nesta quarta-feira (29), e vai até 2 de abril, no Pavilhão da Bienal (Parque Ibirapuera, São Paulo / SP). A feira receberá 14 editoras, 168 expositores de arte, das quais 86 galerias nacionais, 15 galerias internacionais e 45 expositores de design – setor que cresceu 30% em relação à edição passada –, além de 8 instituições culturais e espaços autônomos.
As editoras participantes da feira estarão no térreo do Pavilhão. São elas:
- Act. Editora
- ArtNexus
- Banca Tatuí
- BEĨ
- Cobogó
- Desapê
- Edições Sesc
- Fotô Editorial
- Ikrek
- Olhares
- seLecT_ceLesTe
- Taschen
- Terra Virgem Edições
- Ubu
No domingo, dia 2 de abril, o espaço Arena Iguatemi – principal palco do evento – receberá lançamentos editoriais com sessão de autógrafos:
- 14h: Lançamento – Histórias contadas em tecidos – O carnaval negro baiano, Alberto Pitta (Carmo Johnson Projects)
- 15h: Sessão de autógrafos – Amazônia ocupada e Pantanal, João Farkas (Edições Sesc São Paulo)
As Edições Sesc são, portanto, uma das editoras na 19ª SP-Arte. Em seu estande, a editora terá livros e produtos da Loja Sesc. Os livros estarão à venda com descontos de até 60%. Entre os títulos, o visitante pode encontrar obras como A Pirâmide do piques, do designer e escritor Gustavo Piqueira, Anna Bella Geiger: Brasil nativo, Brasil alienígena, organizado por Adriano Pedrosa e Tomás Toledo, e o lançamento Fiaminghi: Corluz, escrito por Marco Antônio Amaral Rezende.
Publicações sobre as obras de Tarsila do Amaral, Marina Abramovic, João Farkas, Geraldo de Barros e Lina Bo Bardi também estarão disponíveis aos frequentadores da feira. A página das Edições Sesc no portal da SP-Arte pode ser visualizada neste link.
A Banca Tatuí – banca da editora Lote 42 – também estará presente na feira, com parte do seu acervo e lançamentos. Já nesta quarta (29), às 18h, Gustavo Piqueira lança PoemaPinturaPerformance (Lote 42), em que discute uma obra emblemática de Blaise Cendrars e Sonia Delauney-Terk, realizada há mais de cem anos, e aborda a união de dois campos artísticos, literatura e pintura. Já no dia 1º, às 15h, Bruno Maron apresenta tiragem limitada de Manual de sobrevivência dos tímidos em comemoração aos 10 anos da publicação. A edição especial tem capa dura com pintura exclusiva com tinta acrílica. Bobby Baq (Nímia), Batista (Pedro e o Imperador), Carla Piazzi (Luminol) e Carolina Prado Pinto (Bruges, 75) são outros dos autores que estarão por lá. Veja todos os eventos da editora na SP-Arte aqui.
A nova edição de Bancos indígenas do Brasil (BEĨ Editora), que reúne uma amostra da Coleção BEĨ, apresenta os artistas que os produziram e traz textos de escritores e pesquisadores das etnias representadas. O lançamento será no dia 1º de abril, às 15h. A Coleção compreende mais de 900 bancos produzidos por artistas de 45 etnias indígenas do Brasil, provenientes do Território Indígena do Xingu, da Amazônia e do sul do Brasil. Grande parte dessas peças está documentada no livro, cuja nova edição chega agora às livrarias. O livro também terá um lançamento na próxima terça-feira (4/4), às 18h, na Livraria Eiffel (Praça da República, 183, Centro, São Paulo / SP).
Outros lançamentos editoriais, como dos livros Lina Bo Bardi design: O mobiliário dos tempos pioneiros 1947-1958 (Artemobilia) e Digo e tenho dito (Ubu), de Anna Maria Maiolino, também serão realizados no térreo.
Outras informações sobre a SP-Arte podem ser conferidas no site do evento.
19ª SP–Arte
Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera. 29 de março a 2 abril de 2023
Horários:
29 – 30 de março: 14h – 20h
31 de março – 1 de abril: 12h – 20h
2 de abril: 11h – 19h