Trajetória do bibliotecário Rubens Borba de Moraes é resgatada em exposição
PublishNews, Redação, 21/3/2023
Mostra 'Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível', organizada pela Unesp​, fica até 5 de abril de 2023 na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo

Exposição “Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível” fica até 5 de abril em SP | © Unesp
Exposição “Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível” fica até 5 de abril em SP | © Unesp
A trajetória de Rubens Borba de Moraes – bibliotecário brasileiro que participou de articulações políticas importantes em São Paulo e ocupou alguns dos cargos mais cobiçados de sua ocupação – está sendo resgatada pela exposição Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível, organizada pela Unesp. A mostra fica até 5 de abril de 2023 na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo SP). A entrada é gratuita.

A exposição faz parte do Festival Centenários, programação acadêmica, cultural e artística iniciada em 2022 e organizada pela Unesp para promover reflexões sobre o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Amigo do poeta Mário de Andrade, Rubens Borba de Moraes participou da organização da Semana de Arte Moderna em 1922, trabalhou com Mário na criação do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, foi diretor da atual Biblioteca Mário de Andrade, da Biblioteca Nacional, no Rio, da Biblioteca da ONU, em Nova York, e professor na área de biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB).

“Nos anos de 1930, Rubens Borba de Moraes fez parte de um grupo de intelectuais e políticos paulistas empenhados na construção do estado e que entenderam a cultura como uma dimensão importante desse processo. É uma pessoa que teve uma trajetória importantíssima, fundamental, e que não é muito lembrada fora dos círculos acadêmicos”, afirma em nota o professor Paulo Celso Moura, docente do Instituto de Artes do câmpus de São Paulo e coordenador de cultura da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

Pioneiro na área de biblioteconomia no país, Borba de Moraes difundiu alguns dos conceitos que até hoje influenciam na concepção e organização de acervos bibliográficos Brasil afora, como a preocupação com espaços de leitura e convivência, com a iluminação e com o paisagismo. Boa parte de suas ideias foram aplicadas no icônico prédio da Biblioteca Mário de Andrade (antiga Biblioteca Municipal de São Paulo), na Rua da Consolação, região central de São Paulo.

A exposição reúne materiais que fazem parte de acervos de diversas instituições, tais como o Instituto de Estudos Brasileiros da USP, o Instituto Hercule Florence e a Fundação Padre Anchieta. Os responsáveis pela curadoria da exposição são Silvana Arduini e Nicholas Betoni.

Exposição – “Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível”

Local – Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço – Rua Três Rios, 363, bairro do Bom Retiro, São Paulo/SP

Datas – Até 5 de abril de 2023

Dias e horários – De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, das 12h às 18h

Entrada gratuita

Mais informações: https://www.exposicaorbm.org/

Realização: Unesp – Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura e Coordenadoria Geral das Bibliotecas

Tags: Unesp
[21/03/2023 11:17:09]