Escritor Antonio Carlos Secchin lança livros no Rio
PublishNews, Redação, 16/03/2023
Imortal da Academia Brasileira de Letras estará na Livraria Travessa do Shopping Leblon nesta quinta-feira (16) a partir das 19h para receber os leitores

O crítico literário, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras Antonio Carlos Secchin lança, nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, seus dois mais recentes livros: Papéis de prosa: Machado & mais e Papéis de poesia II, ambos publicados pela Editora Unesp. A sessão de autógrafos será às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Store 205 A - Rio de Janeiro / RJ).

Em Papéis de prosa, o destaque é a obra de Machado de Assis, contemplada em seis ensaios. Também Euclides da Cunha, a Semana de 22, Graciliano Ramos e Rubem Braga se fazem presentes, além de uma reflexão sobre a língua portuguesa num arco estendido a partir de Camões até Caetano Veloso. Encerram o volume duas entrevistas, uma delas repassando a trajetória do escritor, a outra centrada no universo da bibliofilia. Segundo Milton Hatoum, que assina a apresentação do livro, “para o deleite do leitor, a minuciosa mirada analítica de Secchin é movida por um sopro lírico, tornando esses ensaios uma prosa também poética.”

Já em Papéis de poesia II, são contemplados, entre outros, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, João Cabral, Ferreira Gullar, Gilberto Gil e Geraldinho Carneiro, além de estudos em que desvela aspectos de sua própria criação poética. Para Marisa Lajolo, no prefácio à obra, “Secchin comparece de corpo inteiro, em uma bela entrevista, ao lado de divertida e instigante autobiografia desautorizada. Sorte do leitor que tem em mãos este livro.”

Serviço:

Lançamento de Papéis de prosa: Machado & mais e Papéis de poesia II

Data: 16 de março, às 19h

Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Store 205 A - Rio de Janeiro (RJ)

[16/03/2023 09:00:00]