Obras de Roald Dahl terão duas versões publicadas, uma original e outra alterada
PublishNews, Redação, 24/02/2023
A editora Puffin afirmou que manterá em circulação as versões originais dos clássicos do autor, como ‘Fantástica fábrica de chocolates’ e ‘Matilda’, mas também oferecerá ao leitor uma versão para “jovens leitores”

Com a polêmica sobre as trocas em trechos considerados ofensivos dos livros de Roald Dahl, a Puffin Books deu um passo atrás e afirmou nesta sexta-feira (24) que irá oferecer duas versões dos livros do autor: uma original, lançada pelo selo Penguin, e outra editada, com o selo da Puffin, específico para o publico infantil. Portanto, as obras originais não serão retiradas do mercado britânico. Segundo a editora, essa é uma forma de oferecer ao leitor a escolha de qual edição adquirir.

A notícia da remoção de linguagem considerada ofensiva dominou a discussão sobre edição de um conteúdo literário, e se tal ação seria um tipo de censura à obra do autor. Essas expressões serão removidas dos textos adaptados para “garantir que as maravilhosas histórias e personagem continuem sendo apreciados”, de acordo com a editora.

Porém, a grande maioria das repercussões sobre as adaptações foi negativa. O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak criticou as alterações e completou: "É importante que obras literárias e de ficção sejam preservadas e não retocadas. Sempre defendemos o direito à liberdade de expressão". Salman Rushdie afirmou que as alterações são classificadas como "uma censura absurda". “A Puffin Books e o espólio de Dahl deveriam se envergonhar”, disse em seu Twitter.

Tags: Roald Dahl
[24/02/2023 15:00:00]