Fundação Santillana seleciona dez projetos de educação antirracista para seu podcast
PublishNews, Redação, 09/02/2023
Os projetos escolhidos para a segunda temporada do programa serão voltados a professoras e professores da Educação Básica que desenvolvem práticas pedagógicas de combate ao racismo; inscrições ficam abertas até 17/02

A Fundação Santillana, entidade que atua para a superação de desigualdades educacionais no Brasil, está com seleção aberta para professores de educação básica que desenvolvam projetos de educação antirracista em sala de aula. Para participar da seleção, os interessados devem contar em um áudio de até três minutos no WhatsApp – no número (11) 2790-2196) – detalhes sobre seus respectivos projetos desenvolvidos em sala de aula. A mensagem deve iniciar com nome, estado, cidade e etapa da educação básica a qual o profissional e a profissional lecionam. As inscrições vão até 17 de fevereiro.

Serão ao menos dez cases selecionados, que vão ser submetidos a análise pela consultora de Políticas Antirracistas da Fundação Santillana, Nilma Lino Gomes, e do diretor de Políticas Públicas, André Lázaro. A instituição quer dar visibilidade às iniciativas adotadas em todo o país e, para isso, os professores poderão narrar sobre suas pedagógicas na segunda temporada do podcast Educação e Relações Étnico-Raciais, apresentado pela jornalista Carolina Marcelino.

Além de serem entrevistados no podcast, as professoras e os professores escolhidos receberão um kit da Fundação e certificado de participação. “A educação no Brasil tem características particulares dada a nossa extensão territorial, diversidade cultural e étnica. As professoras e os professores são os protagonistas nesse processo e combinam, indagam e enriquecem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a um currículo que dialoga com a realidade dos estudantes de todas as regiões do país. Essas práticas pedagógicas desenvolvidas nem sempre visibilizadas e por isso mesmo merecem destaque. Queremos conhecê-las, socializa-las e aprender com elas, pois são as iniciativas que estão formando sujeitos antirracistas que aprenderão a se colocar contra toda e qualquer forma de racismo, discriminação e preconceito”, diz Nilma Lino Gomes.

A segunda temporada do podcast Educação e Relações Étnico-raciais foi confirmada no final de janeiro. A primeira, finalizada em dezembro de 2022, teve oito episódios e recebeu especialistas em educação e enfrentamento do racismo em sala de aula, como as professoras Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Wilma Baía Coelho e Rosa Margarida de Carvalho Rocha referências em estudos das relações étnico-raciais no Brasil.

[09/02/2023 10:00:00]