Após 20 anos, Ateliê Editorial publica segundo volume de 'Orlando Furioso', de Ludovico Ariosto
PublishNews, Redação, 1º/02/2023
Obra foi traduzida por Pedro Garcez Ghirardi, que verteu ao português 38.576 versos, distribuídos em 4.822 oitavas-rimas por 46 cantos

Neste início de 2023, a Ateliê Editorial publica o segundo tomo da tradução integral em versos do poema Orlando Furioso, do poeta italiano do século XVI Ludovico Ariosto, feita por Pedro Garcez Ghirardi para a Coleção Clássicos Comentados. O primeiro tomo, lançado em 2002, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Tradução.

Após 20 anos do lançamento do primeiro volume, Ghirardi, que traduziu ao todo 38.576 versos, distribuídos em 4.822 oitavas-rimas por 46 cantos, apresenta ao leitor a conclusão deste trabalho poético publicado originalmente em 1516, trazendo todas as características de um épico. Segundo Ghirardi: “Cada oitava de Ariosto é uma pequena estrutura primorosa, uma obra-prima em si; é a unidade mínima à qual a tradução deve começar a atender”.

Orlando Furioso junta-se aos monumentos de Palmeirim de Inglaterra, dos quatro volumes do Bom Pantagruel, de François Rabelais, de Tirant lo Blanc e da Divina Comédia já editados pela Ateliê. O segundo volume, como o primeiro, será edição bilíngue e terá as ilustrações de Gustave Doré.

A literatura de Ariosto é vasta, mas a sua obra mais famosa é justamente o poema Orlando Furioso, formado por 46 cantos em sua versão final. Nele, o poeta ridiculariza a nobreza feudal em decadência, ao mesmo tempo que prenuncia a chegada da Renascença.

[01/02/2023 08:00:00]