
Desenvolvido pelo Lab_Língua Portuguesa, frente de difusão do Centro de Referência da instituição, o material inclui duas produções audiovisuais, além de um caderno de apoio voltado para professores e estudantes, que ficará disponível gratuitamente no site do Museu da Língua Portuguesa.
O projeto propõe que os alunos e professores desenvolvam trabalhos, em formatos de podcasts, vídeos, textos e dicionários, que tratem da diversidade e representação das identidades nas formas de falar e os compartilhem com o Museu. Os trabalhos poderão ser selecionados para divulgação no site da instituição e, assim, serem acessados por outros estudantes e professores, estimulando a produção e a troca com alunos e alunas de diferentes regiões do país.
O lançamento oficial deste material aconteceu no último dia 19 de dezembro, em um evento na Academia Campinense de Letras. Estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, representantes do Museu da Língua Portuguesa, participantes do projeto e convidados.
Os horários de funcionamento do museu são de terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h). Os ingressos (para os dias em que o museu não terá entrada franca) são adquiridos pela internet no site da Sympla e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia); crianças de até sete anos não pagam. Aos sábados, o museu oferece entrada gratuita.
Para conferir a programação completa do Museu da Língua Portuguesa, clique aqui. O Museu é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
O projeto é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas.