
Todas as Secretarias de Educação selecionadas entregaram, para cada criança atendida ou matriculada na escola da respectiva rede de ensino, um kit composto pelos livros De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar (Companhia das Letrinhas), com texto de Otávio Júnior e ilustrações de Bruna Lubambo; e A pescaria do curumim e outros poemas indígenas (Panda Books), com texto de Tiago Hakiy e ilustrações de Taísa Borges.
A região Nordeste, que concentra o maior número de municípios prioritários, recebeu mais de 650 mil livros. “Mais do que distribuir livros, buscamos democratizar o acesso à leitura de qualidade para todas as crianças, especialmente as que residem em localidades mais vulneráveis. Por isso, fizemos uma força-tarefa para que pudéssemos chegar até esses municípios e levar a literatura infantil, reforçando o potencial do livro como agente transformador capaz de proporcionar diálogos inspiradores entre adultos e crianças”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.
Além da distribuição de livros, acervos de organização da sociedade civil também foram alimentados pelo projeto. Os acervos irão beneficiar mais de 150 mil crianças, adolescentes e jovens, por intermédio de uma pluralidade de autorias e importante diversidade de gênero e temática. As obras são dos escritores indígenas Daniel Munduruku, Ailton Krenak e Yaguarê Yamã, além de Sérgio Vaz, Conceição Evaristo, Lázaro Ramos e Vinicius de Moraes. Participam também obras de autores estrangeiros, como George Orwell, Anne Frank, Albert Camus, Bell Hooks e muito mais.
E seguindo a tendência do digital, o programa Leia com uma criança disponibiliza, gratuitamente, para o público geral uma estante digital com 14 livros infantis que podem ser acessados a qualquer momento, além de um acervo com as 22 obras já distribuídas pela campanha em anos anteriores em versões audiovisuais acessíveis. Para acessar, clique aqui.