Sesc terá três unidades na Flip 2022 com escritores, mediações de leitura e show
PublishNews, Redação, 21/11/2022
Livros dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2022 serão lançados pela primeira vez no evento, que terá mais 40 atrações variadas realizadas em três espaços diferentes

O Sesc estará presente em mais uma edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) com programação de 24 a 27 de novembro. Serão oferecidas mais de 40 atrações, como cafés literários, apresentações de música e teatro, contação de histórias, saraus e oficinas criativas compõem a programação gratuita, realizada em três espaços da cidade: Sesc Caborê, Sesc Santa Rita e Casa Edições Sesc.

“Retornar à Flip presencialmente, depois da pandemia, é um momento incrível. E, nesse ano, vamos levar mais uma vez a Paraty uma amostra de nossa atuação no estímulo à cultura e à literatura, além de oferecer ao público atrações que representam a diversidade do nosso país. Estamos ansiosos para receber muitos visitantes e apresentar um Brasil múltiplo em nossas unidades”, destaca a diretora de programas sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

No Sesc Santa Rita (Rua Dona Geralda 320, Largo de Santa Rita, Centro Histórico – Paraty / RJ), os pontos altos da programação serão os lançamentos dos livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2022: Corpos benzidos em metal pesado, do paraense Pedro Augusto Baía, vencedor da categoria Conto, e o romance Mikaia, da gaúcha Taiane Santi Martins. Os autores participam de um bate-papo com o público e apresentação de suas obras, publicadas pela Editora Record, no dia 26 de novembro, às 19h30. A programação na unidade conta ainda com cafés literários, que promoverão encontros de autores com o público. Entre os convidados está Itamar Vieira Junior, autor de Torto arado, vencedor do Prêmio Jabuti. Ele e o poeta Marcelo Labes, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura com o romance Paraízo-Paraguay, conversam sobre o tema ‘Quantos brasis existem num Brasil?’. Outro destaque é a comemoração dos 100 anos de José Saramago, em debate no Café - O legado e relações entre Saramago e o Brasil, com a escritora Andrea Del Fuego e o jornalista e mestre pela Universidade de Salamanca, Ricardo Viel.

Aproveitando o clima dos jogos da Copa, os jornalistas Xico Sá e Milly Lacombe farão um bate-bola literário, sobre a dobradinha entre esportes e a escrita, que já legou grandes momentos em livros e nas crônicas esportivas da imprensa. Outra atração do espaço será a exposição NHE AMBA, do artista Xadalu, que traz referências da cosmologia consultada pelos caciques e sábios. As narrativas destes rituais estão presentes na produção do artista através de pinturas, gravuras, vídeo e instalação. A programação voltada ao público infantil tem como destaque a contação de histórias na voz do escritor François Moïse Bamba, com narrativas africanas nos ‘Contos e lendas de Burkina Faso”.

No Sesc Caborê (Avenida Otávio Gama 1.709, Caborê - Paraty / RJ) um amplo espaço aberto em meio a natureza e ao lado do rio Perequê recebe a oficina ‘Aquaterra Rupestre - Tintas Naturais com Pigmentos Minerais’, com Marcela da Terra, que trará para o público a arte da preparação de tintas aquarelas usando ingredientes naturais e pigmentos minerais extraídos da região de Paraty. Outro destaque é a apresentação do coral da aldeia Guarani da Tekoa Itaxi, também conhecida como aldeia de Itaxi Mirim, que mostrará a tradição oral dos povos originários.

O palco da unidade também recebe o show do disco Pomares, com Chico Chico, indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Álbum de MPB. Pomares traz na bagagem referências como Itamar Assumpção, Luiz Melodia, Sérgio Sampaio, Jards Macalé, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Em paralelo às atrações, o público pode conhecer e aproveitar o BiblioSesc, unidade móvel de biblioteca que estará estacionada no local, com mediação de leitura com o coletivo Kekere Infâncias.

Já na Casa Edições Sesc (Rua Marechal Santos Dias 43, Centro Histórico, Paraty / RJ) vai oferecer aos visitantes da Flip uma programação inspirada nos títulos das Edições Sesc São Paulo. Lançamentos e bate-papos discutem questões ligadas aos povos originários, música, política, literatura, protagonismo negro e jornalismo cultural. No espaço, o público também poderá adquirir diversos títulos do catálogo da editora. A programação completa está disponível aqui.

Tags: Flip 2022, SESC
[21/11/2022 11:40:00]