O mês da editora Rua do Sabão na Livraria Martins Fontes
PublishNews, Redação, 09/11/2022
Editora terá uma série de lançamentos na Martins Fontes da Dr. Vila Nova durante o mês de novembro

A editora Rua do Sabão terá durante o mês de novembro uma programação especial na Livraria Martins Fontes da Dr. Vila Nova (Rua Dr. Vila Nova, 309 - Vila Buarque, São Paulo / SP) com palestras que vão de literatura ao cinema.

A ideia surgiu de um bate-papo entre os editores Leonardo Garzaro e Felipe Damorim – que visitam a livraria Martins Fontes regularmente para ver as novidades e pensar os títulos da editora – e o livreiro César Augusto. Os organizadores pretendem, com a série de eventos, conhecer melhor os leitores da Rua e levar mais leitores para a Martins Fontes, defendendo sempre o papel da livraria como casa de cultura.

Segundo Garzaro, editor da Rua e escritor, "a Martins Fontes é uma referência na área, uma livraria muito tradicional e importante, com um catálogo bem selecionado. Uma livraria que tem livreiro. Um lugar no qual queremos estar presentes. Foi conversando com o César, o livreiro da unidade Dr. Vila Nova, numa visita a livraria para comer um pão de queijo e tomar um cafezinho, falar de livros, que surgiu a ideia de uma programação".

Já neste sábado (12), às 15h, Leonardo, escritor e Publisher da Rua do Sabão, e Patrícia de Jesus Carvalhinhos, professora da USP, discutem toponímia, antroponímia e onomástica. Um bate-papo curioso sobre como são dados os nomes do Brasil. Logo depois, haverá sessão de autógrafos do livro O guardião de nomes, escrito por Garzaro.

A programação continua no dia 17, às 19h, quando o tradutor e editor da Rua do Sabão Felipe Damorim, e Ricardo Tiezzi, escritor, professor e roteirista, falam sobre cinema e literatura policial. A conversa será seguida por sessão de autógrafos do livro Objetos na penumbra, de Tiezzi. No dia 19, às 15h, Rodrigo Petronio, filósofo, escritor e professor, conferencista do Fronteiras do Pensamento e autor da editora, fala sobre Antropoceno: fim do mundo ou fim de um mundo?. Ele analisará o impacto dos humanos nos ecossistemas e irá expor algumas alternativas oferecidas pela ciência, a arte e a filosofia contemporâneas para uma nova era da Terra. O evento contará com sessão de autógrafos do livro O último Deus, também de Petronio.

No fim do mês, no dia 23, às 19h, Maureen Miranda, atriz, artista plástica e escritora, e Helena T., professora e escritora, conversam sobre O protagonismo das autoras na cena editorial - passado e presente. Logo depois elas autografam suas obras: Luz de Néon e Cidade velha.

Por fim, o mês da Rua do Sabão na Martins Fontes termina no dia 26, às 15h, com a palestra de Thais Rodegheri Manzano, jornalista, professora e escritora, sobre O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha. O evento será seguido de sessão de autógrafos do livro O buraco na mácula, escrito por Thais.

"O mês da Rua do Sabão é uma grande oportunidade para nós, que somos uma editora nova, apresentarmos nossa linha editorial e nossos autores para o público que gosta de livros. É algo coerente com a missão da Martins Fontes, que além de livraria, sempre foi uma agente de fortalecimento da cultura editorial e literária brasileira. E demonstra, em uma era de ascensão do comércio digital, que tem experiências que só livrarias físicas podem oferecer", explica Felipe Damorim, editor e sócio da Rua do Sabão.

[09/11/2022 11:25:00]