Contos de Jarid Arraes, vencedores do Prêmio da APCA, estão na Roda de Leitura
PublishNews, Redação, 08/11/2022
Com mediação da professora e escritora Renata Pimentel, o Itaú Cultural promoverá uma conversa sobre textos do livro ‘Redemoinho em dia quente’, também finalista do Prêmio Jabuti

A Roda de Leitura virtual do Itaú Cultural promoverá uma edição na quarta-feira (9) às 19h30 sobre dois contos presentes no livro Redemoinho em dia quente, finalista do Prêmio Jabuti, da escritora e cordelista Jarid Arraes, um dos principais nomes da literatura contemporânea brasileira. A conversa terá duração de 60 minutos, será transmitida pelo Zoom e, mesmo sendo um evento gratuito, é necessária a inscrição prévia, com reserva de ingressos no site do Itaú Cultural neste link.

Nascida em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE), Jarid Arraes escreveu obras como o romance Corpo desfeito (2022) e o livro de contos Redemoinho em dia quente (2019), vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), além de mais de 70 títulos publicados em literatura de cordel, incluindo a coleção Heroínas Negras na História do Brasil. A mediação é da professora e escritora Renata Pimentel.

A conversa será em torno de Boca do povo, no qual a autora se vale do formato de um dicionário para atribuir sentidos e significados às palavras presentes na narrativa, questionando lugares, posições de gênero, preconceitos e imposições morais e sociais; e Bordado em branco, conto em que Jarid usa o formato de cartas para apresentar um diálogo entre uma linhagem ancestral de mulheres.

A Roda de Leitura tem, segundo os organizadores, a proposta de fruição e troca entre participantes de todo o país interessados por literatura e com diferentes experiências com o ato de ler. O ponto de partida é o acervo da Biblioteca Itaú Cultural.

[08/11/2022 11:44:00]