A editora Carambaia e o Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antônia, 258/294 - Vila Buarque - São Paulo / SP) realizam nesta terça (08), às 19h, o lançamento presencial do romance
Em câmara lenta, de Renato Tapajós. O evento contará com as participações de Tapajós, cineasta e autor do livro, e Mário Medeiros, professor da UNICAMP. A mediação será de Bianca Tavolari, professora do Insper e pesquisadora do CEBRAP.
Em câmara lenta apresenta os fluxos de memória de um narrador que revisita as atividades seu grupo político durante a ditadura brasileira. Essas lembranças compõem diferentes momentos dos anos 1960, como a recepção do golpe militar ou os conflitos entre estudantes de esquerda e de direita. O livro foi censurado pela ditadura militar brasileira e considerado um marco literário do período.
Publicado pela primeira vez em 1977 e recém-lançado na coleção Ilimitada, a edição também traz um posfácio de Jayme Costa Pinto, uma entrevista inédita com o autor, um parecer do crítico literário Antonio Candido utilizado na defesa contra a censura e um documento da seção de análise e inteligência do Exército que, ao tentar simular uma crítica literária, afirmava o caráter subversivo do texto.