Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura em Portugal
PublishNews, Redação, 13/10/2022
Fabio-Horácio Castro (2021) e João Gabriel Paulsen (2019) estarão presentes no Festival de Óbidos e em encontros na Fundação José Saramago neste final de semana

Fabio-Horácio Castro (2021) e João Gabriel Paulsen (2019)
Fabio-Horácio Castro (2021) e João Gabriel Paulsen (2019)
Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, Fabio-Horácio Castro (2021), paraense, jornalista de formação e professor universitário, e João Gabriel Paulsen (2019), escritor mineiro, participam este mês do Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio), que reunirá cerca de 300 escritores de diversos países na cidade histórica pré-medieval, localizada no interior de Portugal. Os autores também estarão em outros dois encontros no país, promovidos por bibliotecas associadas à Fundação José Saramago.

Fabio e João Gabriel estarão presentes na programação do Festival no espaço Folio Mais neste sábado (15), às 17h (horário local). Eles participarão da mesa Prêmio Sesc de Literatura: nova literatura brasileira, que abordará o panorama literário contemporâneo no país. O Folio que está sendo realizado desde o dia 06 de outubro e vai até dia 16, é promovido em conjunto pela Fundação INATEL, a Óbidos Criativa e a E.M, com o tema principal de “O Poder”, especificamente o poder da palavra e da livre expressão.

Já no dia 17 de outubro, os autores estarão em Montemor-o-Novo, na região do Alentejo. Eles visitarão a Biblioteca Municipal Almeida Faria e vão conversar com alunos de uma escola pública da cidade. No dia 18, João Gabriel e Fábio participarão da mesa Para que servem os prêmios literários?, às 18h30, na Fundação José Saramago, em Lisboa.

Segundo Henrique Rodrigues, analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, “a participação dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura em eventos no exterior, como no Folio, amplia o alcance dos autores e da literatura brasileira no cenário internacional. Este ano, no Folio, por exemplo, estarão presentes muitos escritores e artistas nacionais e internacionais. Estaremos juntos celebrando o poder da palavra”.

O Sesc participa do Festival Literário Internacional de Óbidos desde 2018, com vários dos escritores revelados pelo Prêmio Sesc de Literatura, como Juliana Leite, Tobias Carvalho, Caê Guimarães, Tônio Caetano, José de Almeida Junior e Luisa Geisler.

A programação do Folio está disponível no site do festival, que também está liberando os vídeos dos melhores momentos do evento em seu canal no Youtube.

Já para outras informações do evento na Fundação José Saramago com os dois autores vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, clique aqui.

[13/10/2022 09:00:00]