Publicidade
Publicidade
Nos bastidores da construção de Brasília
PublishNews, Redação, 27/09/2022
Biografia do garçom e mordomo José Dutra Ferreira narra a trajetória de um pioneiro que viveu momentos marcantes da história da capital federal junto aos líderes nacionais

Figura histórica de Brasília, o garçom e mordomo José Dutra Ferreira (1931-2014) é o biografado no livro de memórias Dutra – Memórias de um garçom de Juscelino, mordomo em Brasília (Outubro Edições, 400 pp, R$ 70). A obra foi escrita em parceria com a jornalista Rosalba Ribeiro da Matta Machado, a partir de longas conversas com o próprio Dutra e sua família.

Dutra contém narrativas que envolvem grandes nomes da história da cidade, como o próprio fundador, Juscelino Kubitschek, a quem Dutra serviu pessoalmente, além de Ernesto Silva, que foi braço direito de Juscelino; Israel Pinheiro, o engenheiro responsável pela gestão dos trabalhos de construção; Bernardo Sayão, figura notável, que morreu antes de ver pronta a obra; além de outros protagonistas da política nacional, abarcando um período que vai de 1957 a 1997.

José Dutra Ferreira, mineiro de Araxá, participou ativamente do resgate dessa história, por ter vivido, como pioneiro, a construção de Brasília desde seu início. Nos 35 anos que se seguiram, acompanhou os bastidores da política federal, pois, além de JK, também serviu dois outros presidentes da República, Jânio Quadros e João Goulart. Exerceu ainda suas funções junto a titulares do Gabinete Civil da Presidência, do Ministério da Fazenda e da presidência do Senado, além de três primeiros-ministros.

No livro, é possível constatar que o homem simples, servidor fiel, profissional, observador calado e focado no trabalho e na família, não se rendeu à tentação das fofocas de gabinete. No entanto, como bom mineiro, trouxe o olhar afiado para os fatos marcantes da história, que vão da concretização do idealismo dos primeiros líderes até a eleição de José Sarney para a presidência do Senado, no primeiro governo FHC.

Nessa trajetória, foi testemunha ocular do anúncio da renúncia de Jânio Quadros feito pelo próprio presidente à sua mãe dez dias antes dos fatos, em jantar no Palácio da Alvorada. E também estava lá quando da ocupação da residência oficial por militares, enquanto se decidia se o vice-presidente João Goulart assumiria ou não a cadeira presidencial.

Além das memórias de Dutra e do registro histórico desse vasto período da capital federal, o livro contém ainda fac-símiles de documentos, ilustrações, fotos dos personagens mencionados, índice remissivo e muito mais.

Dutra – Memórias de um garçom de Juscelino, mordomo em Brasília pode ser comprado junto à família de José Dutra Ferreira, representada por sua filha, Jussara Dutra Izac, pelo telefone (61) 99970-9327 ou no e-mail sarhizac@gamil.com, ou no site da Outubro Edições.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Livro publicado pela Vista Chinesa conta a história de uma criança que usa a maconha para fins medicinais
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Publicado pela Patuá, 'Cabeça de todos nós', primeiro livro de contos de Orete Nascimento, traz 30 contos que tratam de questões essenciais ao ser humano e das implicações de suas atitudes perante a vida
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Falar que 'qualquer um pode escrever um romance' não é nada errado, é até um elogio
Haruki Murakami
Autor japonês em 'Romancista como vocação'
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar