Livro de Adriana Falcão é premiado na Suíça
PublishNews, Redação, 23/09/2022
'Lá dentro tem coisa', história de uma menina que sai sozinha de casa pela primeira vez, venceu na categoria Autor no International Board on Books for Young People, o IBBY, na Suíça

Adriana Falcão | © Divulgação
Adriana Falcão | © Divulgação
Finalista do Jabuti no ano passado, Lá dentro tem coisa (Salamandra), de Adriana Falcão, foi incluído na lista de honra de 2022 do International Board on Books for Young People, o IBBY. Com sede em Zurique, na Suíça, o IBBY é uma organização sem fins lucrativos que a cada dois anos seleciona livros infantis e juvenis que se destacam nos países membros da entidade. Os vencedores são escolhidos nas categorias Autor, Ilustrador e Tradutor.

Eleita na categoria Autor, a escritora e roteirista brasileira escreveu esse livro para contar a história de uma menina que, no aniversário de 11 anos, ganha um presente mais do que especial de seus pais: sair de casa pela primeira vez. Os pais dizem que ela pode ir para onde quiser , mas não pode ir muito longe de casa.

A preocupação deles nem é necessária, porque o lugar escolhido é a livraria do bairro, um trajeto que ela já fez ao lado dos pais 2.817 vezes, desde que era um bebê. A graça do livro de Adriana Falcão está no fato de que, mesmo num percurso bem conhecido, aflora na menina o medo e ela descobre sentimentos como ansiedade, expectativa e insegurança. As ilustrações de Lole, bem coloridas, evocam os sentimentos da jovem protagonista.

Lá dentro tem coisa
Lá dentro tem coisa

Lá dentro tem coisa, além de premiado no IBBY e ter sido finalista no Jabuti, recebeu o selo a Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2021, na categoria Jovem, e foi vencedor do prêmio Sílvia Orthof 2020, dado pela Biblioteca Nacional, na categoria literatura infantil. O livro tem 56 páginas e custa R$ 50.

[23/09/2022 11:00:00]