Autêntica Editora comemora 25 anos de história
PublishNews, Redação, 23/09/2022
Casa editorial completa duas décadas e meia com sete selos, mais de 1.600 títulos ativos e ações comemorativas como promoções em livrarias parceiras e projetos especiais, como rodadas de conversas com autores

A Autêntica Editora, casa editorial que nasceu pelas mãos da jornalista Rejane Dias, hoje diretora executiva do Grupo, completa 25 anos de história.

Ao longo dos anos, a pequena editora foi ampliando seu catálogo e se consolidando no mercado editorial brasileiro. Se, no princípio, era reconhecida por suas publicações na área acadêmica e por obras destinadas às Ciências Humanas e Sociais, hoje publica em várias áreas do conhecimento, principalmente depois da criação dos selos que a transformaram em um grupo editorial, em 2011.

Atualmente, o Grupo tem sete selos. Além da Autêntica, que contempla obras de literatura clássica, Filosofia, Educação, Sociologia, Historiografia e Comunicação, entre outros, há o selo infantil Yellowfante; a Autêntica Contemporânea, que dedica-se a autores nacionais e estrangeiros de ficção; a Autêntica Business, que tem como foco a área de negócios, administração, marketing e vendas; a Editora Gutenberg, especializada em livros de ficção para jovens e adultos; a Editora Nemo, destinada à publicação de graphic novels; e a Editora Vestígio, focada em livros de não ficção, romances históricos, títulos de interesse geral e de desenvolvimento pessoal.

A editora lançou seu primeiro livro em setembro de 1997, em Belo Horizonte, e hoje, tem mais de 1.600 títulos ativos que vão da literatura e dos clássicos à psicanálise, passando pela filosofia, cultura negra, negócios, entre outras do conhecimento.

Para comemorar as duas décadas e meia de existência, a Autêntica dá início a uma série de atividades que se estenderão até o próximo ano. Estão previstas ações promocionais em parceria com livrarias e o lançamento de projetos especiais, como rodadas de conversas com autores, mediadas por jornalistas, agentes literários e leitores, entre outras iniciativas.

Rejane Dias | © Divulgação
Rejane Dias | © Divulgação
“É uma grande felicidade completar 25 anos, mesmo com todas as adversidades pelas quais frequentemente passa o mercado editorial. Mas seguimos, há duas décadas e meia, publicando com responsabilidade, com alegria, e acreditando que livros e ideias são os grandes protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática. Isso ficou ainda mais evidente durante o isolamento na pandemia da Covid 19. Temos muitos motivos para comemorar, e, também, para agradecer aos nossos leitores, autores, tradutores, revisores, ilustradores, editores, livreiros, profissionais de imprensa, todos que alimentam essa imensa cadeia do livro no Brasil. O livro é sempre resultado de um trabalho totalmente coletivo”, comenta Rejane.

Projetos comemorativos

O primeiro anúncio relacionado aos 25 anos da editora foi o lançamento da Autêntica Contemporânea, projeto criado para publicar fundamentalmente ficção contemporânea. Rejane explica que demorou 25 anos para tirar esse projeto da gaveta, porque ela não sentia, em anos anteriores, que a empresa estava pronta para fazer essa empreitada dar certo. “Mas também foi durante a pandemia que percebi que o interesse pela leitura de ficção estava crescendo muito. Estamos vivendo tempos tão difíceis e infames que a escolha pela leitura de ficção, para escaparmos dessa realidade, e de livros de não-ficção que ‘explicam o mundo em que vivemos’, se tornaram os segmentos mais procurados pelos leitores”, explica.

Os primeiros livros da Contemporânea saíram em abril e, de lá para cá, já são dez títulos publicados. O plano é publicar entre 10 a 15 livros novos por ano.

Como desdobramento, será lançado em breve o projeto Conversas Contemporâneas, que reunirá autores e pensadores em diálogo com jornalistas, tradutores, críticos e público para discutir literatura e outros assuntos ligados à contemporaneidade. As conversas serão transmitidas pelos canais da Autêntica no YouTube e Spotify. Também estão previstos encontros presenciais.

A Autêntica também já iniciou ações promocionais em parceria com livrarias físicas, que oferecerão para os clientes uma seleção de livros com descontos. Em Belo Horizonte, participam as livrarias Jenipapo, Livraria da Rua e Livraria do Belas e Quixote. Em São Paulo (capital e interior), Martins Fontes, Travessa (todas as unidades) e Livraria da Vila (todas as unidades). Em Brasília, oferecerão a seleção as livrarias da Travessa e da Vila, que também leva a ação para as filiais de Londrina e Curitiba. Em Florianópolis, participa a Livros e Livros. Em Salvador e Aracaju, as promoções serão encontradas nas livrarias Escariz. A LT2 Shop oferece descontos progressivos, a partir de 25%, na compra de livros do Grupo.

O calendário de lançamentos e ações da editora será atualizado no site do Grupo.

Tags: Autêntica
[23/09/2022 10:00:00]